Presidente do TRE-BA prestigia posse de novos ministros do TSE

O desembargador Roberto Frank participou de solenidade que empossou Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como membros efetivos da Corte Superior

TRE-BA posse ministros TSE

O presidente do TRE da Bahia e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Roberto Maynard Frank, prestigiou, nesta terça-feira (30/5), a cerimônia de posse dos advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral. O evento foi realizado na sede do TSE, em Brasília (DF), e contou com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.   

Os novos membros passam a ocupar as vagas deixadas pelos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Ambos têm vasta carreira acadêmica e na advocacia. A sessão solene de posse foi conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes. 

O presidente do TRE baiano e do Coptrel comentou a chegada dos novos membros ao TSE. “Os nobres colegas chegam para somar suas experiências aos esforços da Justiça Eleitoral na missão de defender a democracia e garantir o respeito às regras do processo eleitoral”, afirmou o desembargador Roberto Frank.  

Além de Moraes, compuseram a mesa de honra a vice-presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia; os ministros do TSE Nunes Marques, Benedito Gonçalves e Isabel Galloti; a presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber; o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Composição do TSE

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – nomeados pelo presidente da República. 

O Tribunal Superior Eleitoral é atualmente presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia, ambos do STF, e como Corregedor o ministro Benedito Gonçalves, do STJ.

Ascom TRE-BA; com informações do TSE

Pra Cego Ver:  Na foto, um grupo de 13 pessoas usando trajes sociais estão de pé, dentre eles, três mulheres e dez homens; todos estão em frente a mesa da solenidade de posse.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido