TRE-BA realiza ação de Enfrentamento à Desinformação em escola

Parceria entre SPL e EJE/BA atendeu alunos do Ensino Fundamental I de instituição de ensino localizada na Pituba

TRE-BA realiza ação de Enfrentamento à Desinformação em escola

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) – através da Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) e a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) - realizou uma ação de Enfrentamento à Desinformação para alunos da Escola Lua Nova, localizada na Pituba.

A atividade, realizada nos últimos dias 8 e 9 de março, uniu as equipes da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, da SPL, e do Projeto Eleitor do Futuro, da EJE/BA. Na ocasião, através do audiovisual, o time do Eleitoral baiano levou o público à reflexão sobre os impactos negativos das fake news na sociedade.

Como parte da ação, cada estudante recebeu um exemplar da revistinha “Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação”, que apresenta personagens criados pelo Eleitoral baiano para ensinar sobre os prejuízos causados pela desinformação. Em outro momento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada, com uso da urna eletrônica.

Para a diretora pedagógica da instituição, Walkyria Amaral, o momento foi muito importante, “pois a escola também contribui na formação de pessoas e precisa orientar sobre onde consultar a veracidade das informações. Acredito que, a partir de hoje, nossas crianças vão saber diferenciar informações verdadeiras das falsas e, assim, quando chegarem à idade de votar, estarão prontas para exercer a democracia”, afirmou.

Sobre a Comissão

A Comissão de Enfrentamento à Desinformação é um grupo de trabalho formado por servidores de diversas áreas do TRE-BA, com o fim de desenvolver ações em prol da defesa da democracia, visando o combate às notícias falsas, descontextualizadas, as quais podem afetar a liberdade de escolha do eleitor, tendo em vista que a desinformação interfere no processo democrático, pois funciona como mecanismo de manipulação de pessoas.

A revista "Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação"

A revista em quadrinhos "Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação" apresenta personagens criados pelo Eleitoral baiano. Na trama, Urninha e Votinho apresentam os malefícios e prejuízos causados pela desinformação e orientam como combater o vírus da fake news.

Considerando que a desinformação está em todo lugar, e não apenas na política, o contato com os conceitos apresentados na revista podem, de forma lúdica, auxiliar no processo de conscientização da sociedade.

Sobre o Projeto Eleitor do Futuro

Coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), o Projeto Eleitor do Futuro tem por objetivos estimular a conscientização política de crianças e adolescentes; promover o exercício da cidadania; e incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos, informando-lhes sobre a importância, finalidade e consequências do exercício do voto.

AK

Pra Cego Ver: Foto em uma sala com várias crianças sentadas em uma cadeira de plástico e seis pessoas em pé; No centro da foto possui uma tela com uma projeção feita pelo computador e ao lado esquerdo, uma cabine de votação.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido