Projeto ‘Educação Política pela representatividade das comunidades tradicionais’ visita mais dois municípios

Esta 2ª edição do projeto aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro; a ação, realizada pela SEPRI e pela EJE/TRE-BA, visitou os municípios de Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves.

Projeto ‘Educação Política pela representatividade das comunidades tradicionais’ visita Senhor d...

A 2ª edição do projeto “Educação política pela representatividade das comunidades tradicionais" visitou, entre os dias 24 a 26 de outubro, comunidades tradicionais dos municípios de Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves. A ação, que utiliza as metodologias dos Projetos Eleitor e #PartiuMudar, foi realizada pela Seção de Programas Institucionais (SEPRI) e pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA).

Com o objetivo de promover ações de educação para cidadania em escolas, instituições e comunidades tradicionais, direcionadas à educação política e à conscientização dos direitos de cidadania, o projeto visa ao estímulo à participação ativa no processo democrático e ao surgimento de lideranças, com enfoque para a importância da representatividade e do combate à desigualdade racial e social.

A ação consistiu em rodas de conversa e oficinas com urnas eletrônicas que simularam uma eleição com candidatos, eleitores e mesários dentre os próprios estudantes. Na ocasião, participaram alunos da primeira infância, do fundamental I e II, do nível médio e do EJAI (educação de jovens, adultos e idosos). “A troca é muito rica, aprendemos muito com eles. Ao mesmo tempo percebemos o quanto eles podem ser protagonistas das suas histórias pessoais e da vida na comunidade.”, declarou Ludmila Santana, chefe da SEPRI. Para a servidora, este trabalho traz muito sentido pessoal e faz o Tribunal contribuir com a sociedade.

A Escola Judiciária visitou, no dia 24 de outubro, a Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu, localizada na Comunidade Quilombola, e atendeu 143 alunos, incluindo 44 da EJAI - Educação de Jovens, Adultos e idosos.

Na quarta-feira (25/10), a instituição de ensino visitada foi a Escola Municipal Antonio Bastos de Miranda, na comunidade remanescente indígena de Missão do Sahy, onde 131 estudantes participaram das atividades. No final da manhã, 51 crianças (de até seis anos) da Creche Municipal Dr. Paulo Batista Machado puderam conhecer o projeto. No mesmo dia, no turno noturno, os servidores levaram o projeto à Escola Municipal de Canavieira, onde 35 alunos (EJAI) participaram da ação. No último dia (26/10), foi a vez de levar o projeto ao município de Antônio Gonçalves, onde 51 alunos da Escola Família Agrícola também participaram da ação.

Relatos sobre o projeto 

Na opinião de Josineide Barbosa de Andrade, diretora da Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda, há oito anos, ações como esta conscientizam os jovens sobre o que vem a ser democracia. “Esse projeto é de suma importância para nossa comunidade, pois prepara nossos alunos, sensibilizando e conscientizando sobre a importância do voto. Além da questão do exercício à cidadania, trabalho também desenvolvido por nossa escola”. A diretora considerou que esta ação “veio nos fortalecer com este ato de compreender e conscientizar nossos futuros eleitores. Estamos maravilhados com o trabalho desenvolvido”, celebrou.

Eliete Fagundes, diretora da Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu, há cinco anos, relatou que o projeto foi esclarecedor e orientador. “Gostamos bastante dessa oportunidade em poder conhecer esta atividade realizada pela EJE/BA. Serviu para mostrar aos nossos alunos a importância de um voto consciente”.     

Pra Cego Ver: Foto dos estudantes da Escola Municipal Antonio Bastos de Miranda e dos servidores da EJE/BA. 

Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA): www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido