Escola Judiciária Eleitoral leva ações de cidadania para o interior do estado
Interiorização dos projetos tem sido ampliada por meio de novas parcerias firmadas pela EJE/BA
Os Projetos Eleitor do Futuro e #PartiuMudar - ações da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) direcionadas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio - atenderam, nos últimos dias 26 de julho e 28 e 31 de agosto, alunos dos municípios de Lauro de Freitas e Várzea da Roça. A interiorização das atividades, que já percorreu diversas cidades baianas, tem sido possível em razão de diversas parcerias firmadas pelo TRE baiano, por meio da EJE/BA.
Os projetos têm o objetivo de estimular a conscientização política de crianças, adolescentes e jovens, além de promover o exercício da cidadania e o alistamento eleitoral de jovens de 16 a 17 anos, por meio de informação sobre a importância do exercício do voto.
Um exemplo foi a ação realizada no último dia 28 de agosto no município de Várzea da Roça, possibilitada por meio de parceria com a Coordenação Geral de Políticas de Juventude da Bahia (COJUVE), do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), da Secretaria Estadual de Relações Institucionais. Na localidade, o Projeto Eleitor do Futuro atendeu a estudantes da Escola Municipal Bento Lomes, localizada no povoado de Várzea do Meio, tendo um total de 120 alunos participantes. A atividade integrou a programação do “Agosto das Juventudes”.
Já em Lauro de Freitas, o projeto ocorreu por meio da parceria com o Projeto Liderança 360 (organização de lideranças para o futuro) e com o Coletivo Quilombo (coletivo de organização de movimento estudantil presente em toda a Bahia e em mais oito estados). Na cidade, a ação da EJE/BA foi realizada no dia 26 de julho, no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, com a participação de 180 estudantes, e, no último dia 31 de agosto, na Escola Ana Lúcia Magalhães, com a participação de 140 estudantes.
Sobre os Projetos de Cidadania
Os Projetos Eleitor do Futuro e #PartiuMudar são desenvolvidos por meio de atividades como exposições dialogadas, com utilização de recursos audiovisuais, oficinas pedagógicas e promoção de concursos. Durante a ação, os alunos participam de oficinas com urnas eletrônicas e realizaram uma votação simulada. O objetivo é estimular os futuros eleitores ao pensamento crítico, no que tange a uma participação política mais atuante, colaborando para uma escolha mais consciente de seus representantes.
Ascom TRE-BA; GS
Pra Cego Ver: Na imagem consta alguns alunos olhando fixamente em direção de para um homem em pé falando ao microfone
Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA): www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia