EJE/BA promove seminário sobre Inteligência Artificial na próxima sexta-feira (12)
Evento acontece no auditório do TJBA, a partir das 9h, e integra o Ciclo de debates Eleições 2024; a abertura será feita pelo presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) realizará, nesta sexta-feira (12/4), a partir das 9h, o Seminário “Inteligência Artificial nas Eleições de 2024”. O evento, que ocorrerá no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), marca o início do Ciclo de Debates Eleições 2024 promovido pela unidade e contará com a participação de autoridades da Justiça Eleitoral e especialistas no tema.
A abertura do seminário ficará a cargo do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, e do diretor da EJE/BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho. As palestras temáticas serão ministradas pelos professores Diogo Guanabara, Juliano Souza de Albuquerque Maranhão e pela professora Fernanda de Carvalho Lage.
O painel abordará três subtemas relacionados ao uso da inteligência artificial no contexto eleitoral: "Inteligência Artificial Generativa: desafios técnicos e jurídicos para as eleições de 2024"; "O uso da Inteligência Artificial na Propaganda Eleitoral" e "Escândalo e Eleições". Para obter informações completas sobre a programação, acesse a página da EJE/BA, no endereço eletrônico:https://eje.tre-ba.jus.br/mod/page/view.php?id=7155.
Palestrantes
- Prof. Diogo Guanabara: Mestre em Direito Constitucional e Ambiental pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), professor da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito. Coordena a pós-graduação em Direito Digital na Faculdade Baiana de Direito.
- Profa. Fernanda de Carvalho Lage: Professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Foi Pesquisadora no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), é advogada e autora do "Manual de Inteligência Artificial no Direito", pela Editora Juspodivm.
- Prof. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão: É professor Livre-Docente da Faculdade de Direito de São Paulo – FDUSP, pesquisador da Fundação Alexander von Humboldt e pesquisador Associado do Centro de Inteligência Artificial da USP e do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para Cidades Inteligentes (IARA). Também é Diretor-Presidente da Associação Lawgorithm de Pesquisa em Inteligência Artificial.
Pra todos verem: Na imagem, com um fundo azul-escuro, estão dispostos: a logomarca do Ciclo de debates Eleições 2024, abaixo o letreiro “Seminário de abertura: Inteligência Artificial nas Eleições 2024’, ao lado direito, a imagem de duas mãos que se encontram, uma humana e a outra de um robô, sobrepostas sobre uma urna eletrônica.