EJE-BA recebe jovens do Projeto Construindo Cidadania do TJ-BA

Visita dos jovens à sede do TRE-BA aconteceu na segunda-feira (15/4) e a iniciativa foi recepcionada pelo Projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia

EJE-BA recebe jovens do Projeto Construindo Cidadania do TJ-BA

Jovens amparados em instituições de acolhimento de Salvador compareceram em visita à sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta segunda-feira (15/4). A vivência é resultante da parceria entre o Projeto “Eleitor do Futuro”, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) e o Projeto “Conquistando a Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Durante a ação, o grupo de adolescentes foi ciceroneado pelo coordenador geral da Infância e da Juventude do TJ-BA, desembargador Salomão Pinto Resedá, pela secretária-geral da Presidência do Eleitoral baiano, Maria do Socorro Carvalho, pela assessora de apoio administrativo às Zonas Eleitorais, Silvana Matos Caldas e servidores da EJE-BA.

Na ocasião, os jovens se dirigiram à Central de Atendimento ao Público (CAP) onde efetuaram a emissão do primeiro título eleitoral. Em seguida, assistiram à palestra do servidor da Seção de Programas Institucionais, da EJE-BA, Silas Gomes de Santana, sobre educação para cidadania, urna eletrônica e exercício do voto. Ao final, o grupo visitou o Memorial do TRE-BA.

Conquistando a cidadania

O desembargador Salomão Resedá, destacou a importância da atividade para a promoção do acesso à cidadania para a juventude. “São jovens, e, como tal, sujeitos de direitos, e dentre eles está a escolha dos nossos mandatários. Não é o fato de se encontrarem institucionalizados que devem ser esquecidos pela sociedade. Foram trazidos ao Tribunal Eleitoral para que, ao conhecerem a instituição, sentirem o que é ter decisão política e poder exercer sua cidadania em um futuro próximo”, ressaltou.

Integraram a ação jovens das seguintes instituições: Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, Lar Pérolas de Cristo, Lar da Criança, Organização de Auxílio Fraterno e  Fundação Cidade Mãe.

Reinald Costa, 16 anos, acolhido pelo Lar da Criança, faz parte do contingente de eleitores de voto facultativo nas próximas eleições, mas, mesmo assim, quis aproveitar a oportunidade para emitir seu primeiro título. “Ttive a chance de vir ao TRE e não ia desperdiçar a possibilidade de fazer meu cadastro eleitoral”, afirmou.  

Eleitor do Futuro

O Projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, atua na promoção de práticas de educação para a cidadania e para o voto consciente. Realiza atividades direcionadas a jovens eleitores na modalidade “Visita Guiada ao TRE” ou “Visita às Escolas”, por meio de palestras, exibição de vídeos, votação simulada na urna eletrônica, dentre outras.

Pra todos verem: Na foto, vários jovens sentados em carteiras numa sala de treinamento, atentos à fala do magistrado Salomão Resedá, que se encontra a frente do grupo e próximo à duas mulheres também atentas ao seu discurso

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido