Presidente do TRE-BA prestigia lançamento do livro sobre a vida do jurista Edgard Matta
Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto escreveu o prefácio da obra bibliográfica e discursou na abertura do evento de lançamento, realizado no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, no CAB
Na tarde de quarta-feira (04/12), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, prestigiou o lançamento do livro “Edgard Matta - A vida de um jurista e a articulação com seu tempo", de autoria dos escritores Eurico Rodrigues Matta e Dorival Franco Passos. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do do Estado da Bahia (TJ-BA).
Sobrinho-neto de Edgard Matta, o Presidente do TRE-BA escreveu o prefácio da obra bibliográfica e fez uma fala de abertura no seu lançamento, destacando a contribuição histórica e social do tio-avô. “Somos convidados a mergulhar na trajetória de um homem que não apenas viveu a história, mas ajudou a escrevê-la. Me sinto honrado e agradecido por prefaciar essa obra que enriquecerá todos aqueles na busca por inspiração em figuras marcantes no seu tempo pelo mérito e dedicação”, declarou.
Sobre a biografia
Escrita por Alfredo Eurico Rodrigues Matta, neto do biografado, e por Dorival Franco Passos, a obra retrata a trajetória de vida do jurista Edgard Matta, que atuou como advogado criminalista, construiu carreira na política e foi professor universitário na Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia. Edgard também foi liderança atuante na defesa dos trabalhadores baianos, à frente da fundação de mais de 30 sindicatos e da articulação da primeira negociação coletiva do movimento trabalhista na Bahia, em 1934.
Magistrados do TRE-BA marcaram presença
Outras autoridades do TRE-BA estiveram presentes no lançamento, entre elas o Diretor-Geral, Raimundo de Campos Vieira; o desembargador eleitoral Danilo Costa Luiz; o desembargador eleitoral substituto Ricardo Borges Maracajá; o Juiz auxiliar da Presidência, Freddy Pitta Lima; e o juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Raimundo Braga.
FS
Pra todos verem: em um auditório, pessoas assistem a um homem falando em um púlpito.