TRE-BA prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça da Bahia
Representando a Justiça Eleitoral baiana, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, participou da cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (1º/3)
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em exercício, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, prestigiou a posse do novo procurador-geral de Justiça da Bahia, o promotor Pedro Maia Souza Marques. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (1º/3), no auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Participaram também da solenidade, os desembargadores eleitorais, Pedro Godinho e Danilo Costa.
Compuseram a mesa de honra, além do presidente do TRE-BA, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues; o vice-governador, Geraldo Júnior; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Cynthia Maria Resende; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro; o corregedor do Ministério Público, Ângelo Fabiano Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marcus Presídio; o presidente da Assembléia Legislativa, Adolfo Menezes; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz; a corregedora-geral do Ministério Público, Cleonice de Souza Lima, os senadores da República, Jaques Wagner e Otto Alencar, entre outras autoridades.
Pedro Maia foi eleito para o cargo em dezembro do ano passado, com 569 votos no processo eleitoral da instituição (98%). De acordo com o MP-BA, foi o maior número de votos, em valores absolutos e percentuais, recebidos por um candidato na disputa do cargo. Ainda em dezembro, o novo procurador-geral foi nomeado para a função, para o biênio 2024-2026.
Natural de Salvador, Pedro Maia ingressou no Ministério Público em 2004 e integrou a lista tríplice para procurador-geral de Justiça como o mais votado nas últimas cinco eleições. Nos últimos quatro anos, atuou como chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, e de março de 2022 a março deste ano, ocupou o cargo de secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Como promotor de Justiça, trabalhou em diversas comarcas, incluindo Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, sendo promovido para Salvador em 2013.
PS, com informações do MP-BA
Pra Cego Ver: Foto panorâmica da mesa da solenidade com diversas autoridades ocupando os lugares de honra, diante de uma platéia sentada em um auditório.