Mais de 180 estudantes participam do I Concurso de Frases do TRE-BA com foco no combate à desinformação
Iniciativa é voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Salvador
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está realizando o I Concurso de Frases, voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Salvador, com o tema “O perigo das fake news e desinformação nas eleições”. A iniciativa mobilizou 188 estudantes de 31 escolas da rede municipal soteropolitana, que enviaram suas frases entre os dias 2 e 13 de setembro. O objetivo é fomentar a conscientização da sociedade sobre a importância de combater a desinformação na seara eleitoral, buscando informações, e assim fortalecer o processo democrático.
A análise das frases ocorre até o dia 23 de setembro, quando uma comissão julgadora está avaliando as submissões com base nos critérios de pertinência ao tema, originalidade, criatividade e clareza. A comissão responsável é formada por servidores do TRE-BA, nomeados pela Portaria n° 842/2024.
As dez frases finalistas serão divulgadas no site (www.tre-ba.jus.br) e nas redes sociais do TRE-BA. Dentre elas, três serão premiadas com produtos patrocinados e todos os finalistas receberão certificados e reconhecimento público. O resultado final será divulgado até o dia 23 de outubro e os vencedores serão informados por e-mail e/ou telefone.
Organizado pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA, o concurso integra o projeto "TRE em Todo Lugar no Enfrentamento à Desinformação" e conta com o apoio do Laboratório de Inovação - LIODS INOVAXÉ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador(SMED).
Projeto “TRE em Todo Lugar no Enfrentamento à Desinformação”
Lançado em 2022, o projeto promove ações educativas em instituições de ensino para debater desinformação e fake news, com o objetivo de conscientizar os alunos para que se tornem multiplicadores da informação.
Em 2023, as visitas às escolas foram ampliadas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, por meio de explanações claras e interativas para os estudantes da EJA. Neste ano, além das visitas, a Comissão está organizando o concurso como parte das atividades educativas. O intuito é que os alunos reflitam sobre o tema, ajudem a combater a desinformação e aprimorem suas habilidades de escrita, com o apoio dos professores.
Para mais informações, acesse:https://www.tre-ba.jus.br/institucional/conheca-o-tre-ba/tre-social/tre-social.
Pra todos verem: imagem ilustrativa contém um lápis, dois marcadores, uma régua e uma folha de papel com as logomarcas da página Fato ou Boato, das Eleições 2024 e do TRE-BA.