TRE-BA finaliza curso de Media Training para magistrados e servidores do interior do estado
Treinamento teve como objetivo aprimorar habilidades em técnicas de entrevista e estratégias de comunicação com a imprensa
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluiu, nesta sexta-feira (6/9), o curso de “Media Training” voltado para magistrados e servidores das zonas eleitorais do interior do estado. Mais de 100 pessoas participaram do treinamento virtual que teve o objetivo de aprimorar as habilidades dos participantes em técnicas de entrevista e estratégias de comunicação com a imprensa, fortalecendo o papel dos porta-vozes da instituição.
Ministrado pelo jornalista e professor Gabriel Henrique Collaço, o curso abordou as melhores práticas para uma comunicação eficaz. Collaço destacou a importância de preparar os participantes para interações com a imprensa, ressaltando a necessidade de um bom entendimento das pautas para evitar crises e garantir a clareza das campanhas do TRE-BA.
O treinamento contou com simulações de entrevistas em vídeo e áudio, técnicas de autodescrição e dicas para discursos. Os participantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a interação entre o poder Judiciário e a mídia.
A juíza eleitoral, Márcia Gottschald, considerou a experiência “gratificante” e ressaltou a importância de uma comunicação acessível. “Precisamos desmistificar as informações da Justiça Eleitoral com uso de linguagem simples e comunicar de maneira acessível com a população”, afirmou. O juiz Tardelli Boaventura, da zona eleitoral de Senhor do Bonfim, também expressou sua gratidão pela iniciativa e destacou que uma comunicação efetiva é “fundamental para as entrevistas”.
Os juízes e juízas das 19 zonas eleitorais da capital, Salvador, e membros da Corte Eleitoral participaram do treinamento presencial nos dias 2 e 3 de setembro.
Pra todos verem: Tela do aplicativo Zoom com homem vestido de camisa azul, com fundo composto por um quadro e por pessoas diante da tela.