TRE-BA instala ponto de coleta de cápsulas de café no Anexo II
Iniciativa é da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade por meio do programa Recicle Já Bahia, do qual o Tribunal participa

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instalou um ponto de entrega voluntária (PEV) para o descarte de cápsulas de café no Anexo II. A iniciativa é da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (ASSINC), por meio do programa Recicle Já Bahia, e visa promover o descarte ambientalmente adequado desse tipo de resíduo.
O coletor, com 131 cm de altura, 36 cm de largura e 37 cm de profundidade, recebe cápsulas de qualquer marca, plásticas ou de alumínio. A coleta é feita semanalmente pela Cooperativa de Reciclagem e Serviços do Estado da Bahia (COOPERES), sempre às quartas ou quintas-feiras.
A cooperativa também realiza a troca da bomba interna do display, garantindo a continuidade do processo.Segundo Marco André Carneiro Lima, assistente da ASSINC, a iniciativa evita que as cápsulas sejam descartadas no lixo comum, contribuindo para o meio ambiente e para o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), monitorado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do sistema PLS-Jud. “A ideia é monitorar a demanda e, se necessário, instalar novos coletores em outros prédios do TRE-BA, como o Anexo III e a sede principal”, afirmou.
Pra todos verem: imagem mostra o ponto de coleta para reciclagem de cápsulas de café pós-consumo. Há instruções incentivando o descarte correto e informando que a empresa cuidará da reciclagem.