Projeto Cidadania em Todo Lugar inicia capacitações com servidores do interior da Bahia
Ações da Escola Judiciária Eleitoral visam formar multiplicadores para promover a cidadania em escolas baianas

Na manhã da última quarta-feira (30/7), a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE-BA/TRE-BA) deu início às capacitações do Projeto Cidadania em Todo Lugar. A formação - realizada em formato híbrido, com parte do grupo reunido na Sala de Sessões do Eleitoral e outra parte conectada on-line - prepara servidoras e servidores do interior do estado para atuarem como multiplicadores das ações de cidadania desenvolvidas pela EJE-BA em escolas das redes pública e particular.
A abertura do treinamento foi conduzida pelo diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho. Em sua fala, ele ressaltou a importância de uma comunicação clara e padronizada das ações nas escolas, sem abrir mão da criatividade e da adaptação às realidades locais. “A nossa ideia é fazer um formato para que qualquer pessoa possa executar e que a gente possa ter uma garantia da qualidade, é preciso que lá na ponta esteja passando a mensagem correta, adequada institucionalmente”.
O magistrado acrescentou ainda que na execução da iniciativa será possível a sugestão e a incorporação de novas ideias a partir da experiência em cada realidade: “obviamente que com o passar do tempo, cada um vai dar o seu toque pessoal, isso é permitido, mas desde que seja respeitada a espinha dorsal do projeto”.
Treinamento com simulação
Durante o encontro, os servidores Ludmila Rocha e Silas Santana, da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) da EJE-BA, conduziram a capacitação. Além de repassarem atualizações sobre o projeto, eles simularam atividades que serão realizadas nas escolas, incluindo uma eleição simbólica, para que os participantes se familiarizassem com o conteúdo e a metodologia.
Próximos passos
O treinamento marca uma nova etapa do Projeto Cidadania em Todo Lugar, que já havia sido apresentado em reunião no dia 18 de junho. Desde então, 99 servidoras e servidores do interior do estado aderiram à iniciativa. A primeira visita de apoio da EJE-BA será realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, nos municípios de Vitória da Conquista, Condeúba, Jacaraci, Itambé, Anagé e Barra do Choça. Outras visitas estão previstas em diferentes polos estratégicos em todo estado.
FS
Pra todos verem: sete pessoas estão em pé em uma sala participando de uma atividade. Quatro delas seguram placas com números. Ao fundo, há cadeiras vazias, um televisor exibindo uma videoconferência e equipamentos eletrônicos.