Projeto "Cidadania em Todo Lugar" leva educação cidadã a estudantes do sudoeste baiano
Iniciativa da Escola Judiciária do TRE-BA capacita servidores(as) para fortalecer a atuação da Justiça Eleitoral nas zonas eleitorais do interior

Estudantes do Centro Educacional de Barra do Choça (CEBC), em Barra do Choça, e da Unidade Escolar Municipal Renato Viana, em Anagé, participaram, nesta quarta-feira (13/8), do Projeto Cidadania em Todo Lugar. Promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), a ação busca ampliar o alcance da Justiça Eleitoral no interior, levando educação para a cidadania e capacitando servidores(as) das zonas eleitorais.
Durante a programação, os(as) jovens puderam aprender, de forma lúdica, conceitos importantes sobre participação política e exercício do voto. A agenda contou com dinâmicas interativas e exibição de vídeos educativos sobre democracia, história do voto e combate às fake news.
Confira aqui as fotos do projeto
Atividades lúdicas
No turno da manhã, em Barra do Choça, a estudante Ana Lara Santana, 16 anos, atuou como mesária em uma simulação de votação. “Foi uma experiência nova e divertida. Aprender brincando foi ótimo!”, disse. Com título eleitoral emitido no ano passado, ela votou pela primeira vez nas últimas eleições. Sobre esse momento, Ana ressaltou que foi algo muito significativo, especialmente por ter ocorrido tão cedo em sua vida, e destacou que escolher representantes é uma responsabilidade séria.
Primeira vez
À tarde, em Anagé, Mariá Nogueira, 14 anos, destacou a importância da iniciativa para os jovens que irão votar pela primeira vez. “Essa conscientização é essencial para que possamos escolher bons representantes. Após essa aula, acredito que agora tenho mais clareza sobre o que significa o título de eleitor e a cidadania. Pretendo tirar o meu título assim que completar 16 anos”.
Capacitação
Além das ações voltadas aos estudantes, o projeto também prepara servidores(as) das zonas eleitorais para replicar as atividades de cidadania em suas regiões. O servidor da EJE/BA, Silas Gomes, explicou que o Cidadania em Todo Lugar amplia iniciativas já realizadas pela Escola e que a meta é alcançar todas as regiões do estado. Além das visitas às escolas, são fornecidos metodologia e materiais para que os(as) servidores(as) atuem como multiplicadores em outras instituições de ensino.
A servidora da EJE/BA, Ludmila Rocha, acrescentou que o formato foi pensado para facilitar a implementação no interior. Ela observou que, diante da rotina intensa dos(as) servidores(as), foi elaborada uma metodologia simples, capaz de incentivar o voluntariado e levar educação cidadã aos jovens, contribuindo para a formação de um futuro mais consciente.
Programação
As ações seguem até 15 de agosto. Nesta quinta-feira (14), houve o lançamento do projeto em Vitória da Conquista, no Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara. Na sexta-feira (15), o projeto será realizado em Itambé, na Escola Polivalente. Antes, na terça-feira (12), o Cidadania em Todo Lugar já havia passado por Condeúba, Cordeiros e Jacaraci, com atividades em escolas estaduais dos municípios.
Pra todos verem: imagem com um grupo de estudantes e servidores(as) da EJE/BA sorrindo e posando para foto. Ao centro, uma grande placa com o logotipo do projeto.