19ª edição da Revista Populus é dedicada à democracia e ao direito eleitoral
Periódico reúne artigos de juristas de diversas regiões do país, abordando temas contemporâneos e de grande relevância para o cenário eleitoral brasileiro

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) lança, nesta sexta-feira (19/12), a 19ª edição da Revista Populus, publicação semestral dedicada à difusão do conhecimento jurídico e à promoção de estudos e reflexões qualificadas sobre democracia, direito eleitoral e temas correlatos.
Esse volume reúne artigos de juristas de diversas regiões do país, abordando temas contemporâneos e de grande relevância para o cenário eleitoral brasileiro. Entre os assuntos tratados, estão o uso da inteligência artificial nas eleições, recursos eleitorais, gênero e representatividade na democracia, proteção de dados no processo eleitoral, liberdade de expressão, manipulação da propaganda política, inelegibilidades, gastos e prestação de contas eleitorais, além dos efeitos da improbidade administrativa na elegibilidade de candidatos(as).
Ao apresentar a edição, o diretor da EJE-BA, desembargador eleitoral Moacyr Pitta Lima Filho, destaca a importância do material como espaço de produção e compartilhamento de conhecimento. “A Revista Populus reafirma seu compromisso com o fortalecimento do pensamento jurídico e político, convidando a comunidade jurídica e acadêmica a conhecer e refletir sobre os temas abordados”, afirma.
A publicação conta ainda com a Seção Memória, resgatando os 40 anos da redemocratização do Brasil, marco histórico iniciado em 1985 com a eleição de Tancredo Neves e seu falecimento antes da posse, episódio que simboliza a transição do país para o regime democrático.
Pra todos verem: imagem mostra revista com formas curvas nas cores azul, amarelo e verde, remetendo à identidade visual do TRE-BA. Ao centro, em destaque, aparece a capa da Revista Populus – Revista Jurídica da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, em tons de cinza. A capa traz a imagem da estátua da Justiça, representada por uma figura feminina com vestes clássicas, segurando uma balança com o braço erguido. Na parte inferior da capa, aparece a sigla EJE – Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. No canto superior direito da imagem, está o logotipo do TRE-BA, acompanhado do slogan “Justiça, Cidadania e Serviço".

