Escola Judiciária do TRE-BA desenvolve Projeto Jovem Governador em parceria com Secretaria da Educação do estado
Iniciativa envolve 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino e busca estimular a participação social dos(as) jovens

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE-TRE/BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA), envolverá 400 estudantes nas atividades de formação cidadã do Projeto Jovem Governador - Juventude protagonista na construção do futuro. A série de ações foi iniciada no dia 27 de outubro e será finalizada no dia 09 de dezembro com a eleição e posse do(a) governador(a) jovem, na Arena Fonte Nova.
Na ocasião, será oportunizado aos(às) alunos(as) a vivência de etapas do processo democrático de uma eleição, incluindo elaboração de propostas, campanha eleitoral e votação eletrônica. O público-alvo abrange jovens da rede estadual já eleitos regionalmente, sendo 200 Líderes Territoriais e 200 Jovens Ouvidores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
Segundo Ludmila Rocha, chefe da Seção de Projetos Institucionais (SEPRI) da EJE-BA, a iniciativa conclui com êxito as atividades de educação para a cidadania desenvolvidas durante todo ano e por toda a Bahia. “De fato, é um evento que coroa de forma exitosa todas as nossas ações de 2025. Ele é importante por ser uma experiência prática do jovem na política, pelo alcance amplo e por ter um viés prático ao envolver a participação da juventude do estado inteiro”, destacou a servidora.
A realização das atividades ocorre por intermédio da Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais (COJEPE) da SEC-BA, no âmbito dos Programas Líderes de Classe e Jovens Ouvidores.
Eleição e posse simbólicas
A culminância do projeto ocorrerá na terça-feira (09/12), durante o Encontro Estudantil, na Arena Fonte Nova. A programação iniciará às 9h com uma palestra sobre cidadania e voto consciente, ministrada por Ludmila Rocha e Silas Santana, também da SEPRI-EJE, incluirá uma mesa de debate e apresentação das propostas das chapas candidatas, no Espaço Maxilene Gonçalves. Das 10h às 14h, acontecerá a votação em urnas disponibilizadas pelo Tribunal.
A eleição levará em conta critérios de participação e de candidatura que incluem elegibilidade, paridade de gênero, diversidade territorial, formação de chapa obrigatória entre líder territorial e jovem ouvidor, elaboração de proposta de governo alinhada à temática do Encontro Estudantil (Educação, arte e inovação para um mundo sustentável), entre outros requisitos definidos pela SEC-BA.
Pra todos verem: a imagem apresenta um layout gráfico institucional branco e elementos geométricos nas cores azul e laranja distribuídos nos cantos. No canto superior esquerdo aparecem os logotipos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) e do Governo do Estado da Bahia. No centro da imagem, em destaque, está o texto “ELEIÇÃO 2025 – JOVEM GOVERNADOR” em letras pretas e negritadas. No canto inferior direito, em azul, lê-se a frase: “Juventude protagonista na construção do futuro.”

