Projeto da Escola Judiciária do TRE-BA elege jovens governador e vice-governadora
Iniciativa aconteceu na programação do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) esteve presente, na terça-feira (9/12), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Centro de Salvador, para promover ações de cidadania, entre elas, a eleição do(a) Jovem Governador do estado, realizada por meio de votação. A iniciativa integrou a programação do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, promovido pela Secretaria da Educação (SEC-BA), na esfera dos Programas Líderes de Classe e Jovens Ouvidores.
Confira as imagens do evento: EJE no Encontro estudantil
O desembargador Moacyr Pitta Lima Filho, diretor da EJE-BA, foi responsável por anunciar o resultado do pleito que elegeu os estudantes e destacou a importância da atividade. “É um evento maravilhoso! Para o Regional baiano, é uma oportunidade gigantesca, porque dialoga com todos os projetos de cidadania que fazemos durante o ano, não só em Salvador, como em todos os locais do interior. Estamos finalizando 2025 com este grande momento aqui, podendo reunir mais de 300 alunos, em um só momento, para passar as tarefas que a gente desenvolve”, ressaltou.
A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, também participou do encerramento da votação e afirmou que foi um espaço para reafirmação e entendimento do conceito de democracia. “O TRE-BA é uma instituição que nos ajuda a construir este país. Então, agradeço a toda a equipe do Tribunal por ter construído esse processo democrático e pedagógico conosco. Utilizamos os instrumentos possíveis para apresentar e ensinar, e a educação e a escola são locais onde construímos e fortalecemos a democracia. Como sempre disse Anísio Teixeira, a educação é a máquina da democracia”, salientou.
Bate-papo sobre democracia
Como parte do projeto, os(as) servidores(as) do TRE-BA, da Seção de Projetos Institucionais (SEPRI), Silas Gomes e Ludmila Rocha, conduziram um bate-papo com os estudantes sobre democracia na vida prática, cidadania e representatividade nos espaços de poder.
Para o jovem Kelvin Moraes Santos, do município de Quixabeira (centro-norte da Bahia), foi importante acompanhar a discussão. “É bastante interessante trazer essas palestras e ofertar uma ação em que nós temos a oportunidade de se candidatar, de conhecer e ter o primeiro contato com a urna eletrônica”, afirmou.
A aluna indígena Sara Bispo Borges, do povo Tupinambá de Olivença, localizado em Ilhéus, comentou que a participação no evento foi uma experiência nova e diferente. “Gostei bastante de participar. É algo novo para mim. Ter momentos como esse é bom, não só para mim, mas para a juventude toda, especialmente por estar lidando com políticas públicas”, declarou.
Eleição e vencedores
A culminância da ação foi a eleição dos(as) jovens para os cargos de governador(a) e vice, após uma votação coordenada pela EJE-BA. Nesse momento, os(as) estudantes puderam ter contato com a urna eletrônica e exercitar o voto. Cinco chapas concorreram ao pleito.
À frente da chapa vencedora, o jovem governador eleito, Felipe Santos Bonfim, do distrito de Vila do Café, no município de Encruzilhada (sudoeste baiano), ressaltou a representatividade envolvida na posse. “Isso é motivo de muito orgulho. A gente poder ocupar esses espaços e mostrar que tem muita coisa para beneficiar a juventude baiana, proporcionando um protagonismo dentre todos os estudantes”, frisou.
A jovem vice-governadora eleita é do município de Tapiramutá, região da Chapada Diamantina. Evelin Eduarda Queiroz enfatizou a oportunidade de servir como porta-voz dos(as) colegas e de viver experiências enriquecedoras. “São projetos que, além de podermos trazer as nossas ideias, podemos ajudar trazendo percepções de outros colegas, mostrando que os(as) estudantes têm voz. A educação forma amizades, cria laços e aprendizados. Aí juntou com o TRE e melhorou ainda mais essa experiência incrível, trazendo alegria e memórias boas”, considerou.
Atendimento eleitoral
Durante os dias do Encontro Estudantil, de 09 a 12 de dezembro, os jovens tiveram a chance de fazer o alistamento e acessar os demais serviços da Justiça Eleitoral em um estande disponibilizado pelo TRE-BA, no estádio de futebol.
Pra todos verem: A imagem mostra dois jovens recebendo certificados durante um evento, acompanhados por uma mulher e um homem que posam ao lado deles. Outras pessoas aparecem nas laterais, e ao fundo há um painel colorido.

