Oficina colaborativa do InovAxé amplia participação de servidores
Segundo encontro do laboratório, realizado em 15 de maio, reforça a cultura de inovação no TRE-BA

O Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (LIODS/InovAxé) reuniu servidoras e servidores no último dia 15 de maio para a segunda reunião do grupo, dedicada à troca de experiências, estímulo à criatividade e construção coletiva de propostas para fortalecer as ações do laboratório. O destaque do encontro foi a oficina “Como atrair novos laboratoristas”, que abriu espaço para reflexão e geração de ideias sobre os próximos passos da iniciativa.
A atividade integrou as etapas do processo de Design Thinking, abordagem criativa e colaborativa, centrada no ser humano, voltada à solução de problemas complexos. Como resultado, surgiram diversas propostas para atrair novos participantes ao InovAxé. “Conseguimos fazer um diagnóstico das dificuldades que os servidores enfrentam para atuarem como laboratoristas. A partir disso, o próprio grupo apontou possibilidades de protótipos que podemos transformar em projetos”, explicou Laís Rivas, coordenadora do InovAxé.
Canal de escuta
Com o objetivo de fortalecer a cultura de colaboração e participação, o InovAxé está estruturando um canal de escuta para acolher sugestões, ideias e propostas de servidores(as) do TRE-BA. Interessados(as) podem entrar em contato pelos e-mails do Laboratório de Inovação (liods@tre-ba.jus.br) ou da Assessoria de Inovação (assinov@tre-ba.jus.br). Além disso, está em desenvolvimento uma área específica na página do Museu Inovação do TRE-BA, que permitirá o envio de contribuições de forma organizada e acessível.
Pra todos verem: Oito integrantes participam da segunda reunião do Laboratório de Inovação, com papéis e post-its sobre a mesa e contribuições fixadas em um cartaz na parede.