Projeto da EJE-BA promove imersão ao mundo eleitoral para estudantes de Direito da Unifacs

Programação do Universitário Cidadão incluiu visita ao Memorial do TRE-BA, palestra sobre a Justiça Eleitoral e participação em sessão de julgamento

Projeto da EJE-BA promove imersão ao mundo eleitoral para estudantes de Direito da Unifacs

Na tarde da última quarta-feira (21/5),  a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), por meio do projeto Universitário Cidadão, proporcionou uma imersão no universo da Justiça Eleitoral para 38 estudantes do curso de Direito da Universidade Salvador (Unifacs). A programação incluiu visita ao Memorial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), palestra sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e acompanhamento de uma sessão de julgamento.

Durante a sessão, conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, os estudantes foram recepcionados com palavras de boas-vindas. O magistrado agradeceu a presença dos futuros profissionais do Direito e ressaltou a importância da aproximação entre o Judiciário e a comunidade acadêmica. O diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho também destacou a relevância da ação, reforçando o papel da Justiça Eleitoral baiana com a educação para a cidadania e com o incentivo ao conhecimento jurídico.

Antes da visita à Corte, os estudantes conheceram o acervo histórico do Memorial do TRE-BA. Em seguida, assistiram a uma palestra ministrada por Gabriela Pontes, chefe da Seção de Processamento do 1º Grau de Jurisdição (SEPROC). A servidora apresentou um panorama sobre os marcos históricos, as competências e a composição da Justiça Eleitoral, abordando ainda temas como representatividade política e os principais procedimentos do processo eleitoral.

Impressões  

Jeferson Souza, estudante do sétimo semestre de Direito, avaliou positivamente a experiência da visita. “Foi extremamente enriquecedor, desde a recepção no memorial, a palestra, até a sessão de julgamento. Acho que tudo foi muito esclarecedor. É uma das áreas mais relevantes no Direito”.

Para a universitária Suelen Simões, também do sétimo semestre, a atividade representou uma oportunidade de aproximação com o serviço público, área na qual pretende atuar futuramente. “Estou encantada com tudo isso aqui”, afirmou, destacando o entusiasmo com a vivência proporcionada pela iniciativa. 

Pra todos verem: Imagem mostra estudantes sentados em uma sala, acompanhando atentamente uma atividade.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido