TRE-BA participa do XII Encontro Nacional de Escolas Judiciárias Eleitorais
Organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o evento visa promover o debate e o compartilhamento de iniciativas e boas práticas entres as EJEs

A 12ª edição do Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje) foi realizada nesta segunda-feira (19/5), em Brasília. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento reuniu representantes das EJEs de todo o país para trocar experiências, alinhar estratégias e fortalecer o papel educativo da Justiça Eleitoral.
Representando o TRE-BA, participaram do evento: o presidente, desembargador Abelardo da Matta Neto; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Maurício Kertzman Szporer; o diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho; o coordenador da EJE-BA, Joaquim Sampaio; e a chefe da Seção de Pesquisas e Publicações Acadêmicas (Seppa), Marta Santiago.
“Trata-se de um espaço de diálogo essencial para o aprimoramento de ações educativas e o estreitamento do vínculo da Justiça Eleitoral com a sociedade”, ressaltou o diretor da EJE-BA.
Programação diversificada
Durante a manhã, foi realizada uma reunião técnica com coordenações das EJEs, seguida de painéis sobre temas como o plano de trabalho da EJE/TSE para 2025, inclusão de populações minorizadas, parcerias com a Enfam, produção científica e capacitação de magistrados. Também foram abordadas iniciativas voltadas à ampliação da participação social e ao fortalecimento da democracia.
Sobre as EJEs
As Escolas Judiciárias Eleitorais são unidades administrativas da Justiça Eleitoral que promovem atividades de incentivo ao exercício da cidadania, capacitação de magistrados(as) e servidores(as) da Justiça Eleitoral, pesquisa e divulgação de trabalhos relacionados ao Direito Eleitoral, com vistas à consolidação da democracia representativa e à educação para a cidadania.
No Brasil, existem 27 Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal. Cada uma dessas Escolas está vinculada ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e desempenha um papel fundamental na capacitação de magistrados, servidores e na promoção de conhecimento sobre o processo eleitoral.
DS, com informações do Tribunal Superior Eleitoral
Pra todos verem: dois homens de pele clara, de terno escuro, camisa branca e gravata azul, com as mãos cruzadas à frente do corpo, diante de mesa de madeira e banner escrito “XII ENEJE”. À esquerda, o presidente do TRE-BA, des. Abelardo da Matta; à direita, o diretor da EJE-BA, des. Moacyr Pitta Lima Filho.