87º COPTREL : diretores-gerais discutem homologação do Concurso da Justiça Eleitoral e Inteligência Artificial
Também foram abordados outros assuntos, como a recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário e a busca por soluções para garantir a continuidade dos serviços cartorários

Durante o 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em São Paulo nos dias 20 e 21 de março, os diretores-gerais dos Tribunais Eleitorais discutiram diversos temas, incluindo a recomposição salarial dos servidores do Judiciário, a homologação do Concurso Nacional Unificado da Justiça Eleitoral e o uso de Inteligência Artificial (IA) para otimizar a análise das prestações de contas eleitorais. Também foram abordados outros assuntos administrativos e operacionais.
De acordo com o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira, entre os pontos discutidos, foi abordada a recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União. Os diretores-gerais solicitaram o apoio institucional do Coptrel para que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê andamento ao projeto de revisão salarial ou à implementação de um novo plano de cargos e salários para os servidores do Judiciário Federal.
Outro ponto importante foi a urgência na homologação do Concurso Nacional Unificado da Justiça Eleitoral, visando o preenchimento de cargos vagos, preferencialmente no primeiro semestre deste ano. Também foi levantada a proposta do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para a criação de um orçamento específico para a contratação de residentes jurídicos.
Além disso, discutiu-se o desenvolvimento colaborativo de uma Inteligência Artificial entre o TSE e os TREs para facilitar a análise das prestações de contas eleitorais. O TRE-BA, que já utiliza a ferramenta Janus, propôs ampliar o escopo da ferramenta para otimizar ainda mais o processo, especialmente no período pós-eleitoral, quando a análise das contas torna-se uma das principais demandas da Justiça Eleitoral.
Também debateu-se a necessidade de soluções para garantir a continuidade dos serviços cartorários, especialmente com a expectativa de que alguns(as) servidores(as) requisitados(as) retornem a seus órgãos de origem.
Além do diretor-geral do TRE-BA, participaram da reunião a secretária-geral da Presidência, Maria do Socorro Carvalho, a secretária da Presidência, Mirella Cunha, e a assessora de comunicação do TRE-BA, Daniele de Jesus.
Confira aqui as fotos do evento
Pra todos verem: fotografia mostra as diretoras e diretores-gerais dos TREs, com parte dos integrantes sentados e outros de pé. Ao fundo da imagem, um banner simboliza o 87º COPTREL.