População negra representa maioria na Bahia entre eleitores(as) e candidatos(as)

São 1.285.063 (11,59%) eleitores(as) negros(as) registrados(as) no cadastro eleitoral, e 4.012 candidatos(as) se autodeclararam negros(as) nas eleições de 2024

São 1.285.063 (11,59%) eleitores(as) negros(as) registrados(as) no cadastro eleitoral e 4.012 ca...

O estado baiano registra 14.141.626 habitantes. Desse total, 11.268.655 pessoas são negras declaradas (soma de pretos e pardos, conforme critérios do Instituto), o que representa 79,7% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo populacional de 2022. No âmbito eleitoral, negros e negras também predominam nas urnas, como candidatos(as) e/ou eleitoras(es). 

São 1.285.063 (11,59%) eleitores(as) negros(as) registrados(as) no cadastro da Justiça Eleitoral, por meio da autodeclaração. Em contraste, brancos, amarelos e indígenas somam 253.317 (2,29%) eleitores(as). Apesar da representatividade dos números, 9.541.915 (86,12%) baianos(as) ainda não informaram cor ou raça no cadastro eleitoral, em um universo que totaliza 11.080.295 eleitores(as) aptos(as) a votar.

No contexto do Novembro Negro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reafirma o compromisso com a coletividade por uma Justiça Eleitoral antirracista e mais inclusiva.  

Como informar dados de cor/raça  

Para realizar a revisão de dados pessoais, inclusive inserir a declaração de cor/raça, não é necessário comparecer presencialmente ao TRE-BA. Com acesso à internet, basta entrar no site do TRE-BA, clicar em “Autoatendimento do Eleitor” (na lateral), depois em “Título Eleitoral” e, em seguida, selecionar a opção 4: “informe seus dados complementares”. Após autenticar-se com os dados de acesso ou pelo aplicativo e-título, é só anexar a documentação digitalizada exigida.

Para quem prefere atendimento presencial, a Justiça Eleitoral oferece diversas opções em toda a Bahia. Em Salvador, o serviço está disponível nos cartórios eleitorais e na Central de Atendimento ao Público (CAP) e nos postos dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC). No interior do estado, eleitoras e eleitores podem procurar os cartórios eleitorais, postos de atendimento descentralizados ou, em alguns municípios, as unidades do SAC. Confira aqui os locais e horários para atendimento. 

Candidaturas negras eleitas

No cenário dos pleitos não é diferente. Aproximadamente 74% dos eleitos(as) na Bahia em 2024 para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador em 2024 são negros e negras num total de 4.012 candidatos(as) autodeclarados(as) pretos (735) e pardos (3.277). Foram 1.356 brancos, 17 indígenas, 13 amarelos e 25 não informaram ao registrar-se como candidatos(as).  

Prefeitos(as) negros(as) - 253. Total: 417

Vice-prefeitos(as) negros(as) - 289. Total: 417

Vereadores(as) negros(as) - 3.470. Total: 4.591

Total de candidaturas negras

Na Bahia, as últimas eleições municipais registraram um total de 35.201 candidatos e candidatas. Destes, 28.308 declararam-se como negros à Justiça Eleitoral: cor/raça preta (7.655) e cor/raça parda (20.653). 

Das 1.149 candidaturas no estado, 736 candidatos(as) negros(as) disputaram as prefeituras nos 417 municípios (102 pretos e 634 pardos). Para vice-prefeito, foram registradas 1.173 candidaturas, das quais 815 se apresentaram como negros e negras (148 pretos e 667 pardos).

Para as casas legislativas municipais, 32.879 candidaturas foram registradas, dentre as quais 26.757 se consideraram pretos(as) - 7.405 - ou pardos(as) - 19.352.

Todos os dados relacionados às candidaturas e ao eleitorado citados na matéria são do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram consultados no dia 12 de novembro de 2025. 

TRE-BA mais inclusivo 

A partir de 2024, o TRE-BA passou a adotar o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, orientado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca sensibilizar magistradas e magistrados para o reconhecimento do racismo estrutural e as implicações nos julgamentos, especialmente em casos envolvendo pessoas negras. O documento também trata da participação da população negra no processo eleitoral, com base na Resolução TSE nº 23.607/2019, que prevê medidas para viabilizar candidaturas negras. 

Em 2025, o Tribunal instituiu, pela Portaria nº 448/2025, a Comissão de Promoção da Equidade Racial e Combate ao Racismo, responsável por propor ações afirmativas, estratégias de inclusão das pessoas negras no processo eleitoral e combater práticas discriminatórias. Além disso, a Ouvidoria do TRE-BA disponibiliza, por meio do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC-JE), um canal sigiloso para denúncias de discriminação na opção “notícia de assédio e discriminação”.

Pra todos verem: quatro pessoas negras estão lado a lado, sorrindo e posando para a foto. Da esquerda para a direita: a primeira pessoa veste uma camisa rosa de mangas longas; a segunda usa blusa rosa de manga curta e óculos, com o cabelo preso em um coque; a terceira veste uma camisa polo marrom; a quarta usa blazer preto sobre blusa cinza e batom vermelho. No canto superior direito, o logotipo do TRE-BA.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Protocolo e demais unidades da Secretaria e os Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido