EJE/TRE-BA promove diálogo sobre cidadania com formadores da Educação de Jovens e Adultos
Encontro reúne especialistas e educadores para debater o papel estratégico da modalidade EJA na construção da cidadania democrática, inclusiva e no combate à desinformação

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) promove, nesta quarta-feira (22), o evento “Dialogando com os Formadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, que promete ser um espaço fundamental para refletir sobre “O papel da educação na construção da cidadania democrática e inclusiva”. A ação acontecerá na Sala de Sessões do Tribunal, das 19h às 21h.
Para aprofundar a conversa, o encontro contará com a contribuição de dois especialistas: a servidora do TRE-BA e mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Fernanda Portela Ferreira, e o servidor do Regional e doutor em Ciências Sociais, Jaime Barreiros Neto. Juntos, eles apresentarão um panorama sobre como a EJA pode fortalecer a participação cívica no estado.
De acordo com Ludmila Rocha, chefe da seção de programas institucionais, a proposta visa ainda fortalecer a democracia e salientar a importância da modalidade de ensino EJA na formação de indivíduos críticos e plenamente conscientes dos direitos e deveres na condição de cidadãos.
“Vamos capacitar os docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos para o fomento da cidadania, com foco na inclusão e na participação democrática, fortalecendo a relação institucional com a sociedade, ofertando serviços educativos de excelência e estimulando o debate sobre diversidade, justiça social e o papel estratégico da educação no combate à desinformação”, explicou a servidora a respeito da parceria.
Pra todos verem: Ilustração de um evento de treinamento. Um palestrante, homem com barba e blazer verde-claro, está de pé gesticulando em frente a uma tela com diagramas, enquanto quatro pessoas sentadas o assistem. A imagem contém os logotipos da EJE (à esquerda) e do TRE-BA, com os dizeres Justiça, Cidadania e Serviço, (à direita).