TRE-BA promove ação do Cidadania em Todo Lugar para estudantes de Vitória da Conquista
Atividade foi resultado de uma parceria entre o Tribunal e o Centro Universitário de Excelência (UNEX)

Estudantes do ensino médio do Instituto de Educação Euclides Dantas, localizado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, participaram de um encontro sobre Ética, Cidadania e Democracia, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A ação, realizada na segunda-feira (13/10), teve como objetivo fortalecer a educação cidadã, estimulando a participação democrática entre jovens.
A atividade foi resultado de uma parceria entre o TRE-BA, por meio do projeto Cidadania em Todo Lugar, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA), e o Centro Universitário de Excelência (UNEX), com participação dos alunos do curso de Direito. Os trabalhos foram conduzidos pelas servidoras e pelos servidores das 40ª e 41ª Zonas Eleitorais (ZE).
A técnica judiciária da 41ª ZE, Zélia Sousa, uma das orientadoras da iniciativa, ressaltou a importância da aproximação do sistema eleitoral com o ambiente escolar. “O contato com alunos(as) e professores(as) possibilita a realização do nosso trabalho por meio de uma interação direta com esse público, disseminando dados, informações relevantes e mostrando, aos futuros eleitores(as), a nossa urna eletrônica - referência para o mundo. Isso reforça, para nós, servidores(as), a convicção de que a Justiça Eleitoral cumpre um papel fundamental no fortalecimento da cidadania e da democracia.”
Durante o encontro, os(as) jovens assistiram a palestras sobre democracia, cidadania e combate à desinformação (fake news), além de terem participado de uma eleição simulada. A experiência proporcionou aos estudantes um contato direto com o funcionamento da Justiça Eleitoral e com os equipamentos utilizados nas eleições.
Para Jéferson Santos, aluno do 2º ano do ensino médio, a vivência foi marcante. “Foi a primeira vez que vi uma urna eletrônica. Achei simples e seguro votar”, disse. A estudante Maria Luísa Soares, também do 2º ano, destacou a relevância do projeto. “Foi uma experiência muito legal. Aprendi várias coisas, inclusive como votar na urna eletrônica”, comentou.
Parceria que fortalece
O trabalho em conjunto entre o Regional baiano e a universidade foi motivo de orgulho para a advogada Luana Prado, professora e assistente de coordenação do Centro Universitário de Excelência. “Nós, da UNEX de Vitória da Conquista, estamos muito felizes com a atividade desenvolvida em parceria com a Justiça Eleitoral. Essa colaboração é de extrema relevância para o nosso Projeto de Extensão Ética, Democracia e Cidadania, pois possibilita que nossos(as) estudantes vivenciem, de forma prática, os valores que discutimos em sala de aula”, pontuou.
De acordo com Prado, iniciativas como essa representam não apenas momentos de aprendizado, mas também oportunidades de fortalecer o compromisso social da instituição, aproximando o conhecimento acadêmico da comunidade e fomentando a consciência cidadã entre todos(as) os(as) envolvidos(as). “É, sem dúvida, uma ação que reafirma a importância da ética e da democracia como pilares da vida em sociedade e do Estado de Direito”, salientou.
Cidadania em Todo Lugar
O projeto Cidadania em Todo Lugar, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-BA, tem o objetivo de descentralizar e padronizar as ações educativas da Justiça Eleitoral, utilizando metodologia própria e materiais didáticos audiovisuais.
Entre os principais recursos, estão: vídeos curtos e interativos sobre temas, como funcionamento da Justiça Eleitoral, participação feminina na política, uso da urna eletrônica, entre outros.
O Projeto também utiliza-se de roteiros práticos para mobilização nas escolas e condução das aulas. São eles: oficinas temáticas com simulações de votação, jogos educativos, ambiente virtual na plataforma Moodle, com acesso a conteúdos, e espaço de troca de experiências entre os participantes.
Pra todos verem: a fotografia mostra um grupo de estudantes, servidores e servidoras em sala de aula. Todos e todas estão de pé, sorrindo. Alguns seguram cartazes e materiais do projeto.