Revista Populus da EJE/TRE-BA conquista classificação B4 no Qualis CAPES
Sistema de avaliação de periódicos científicos é utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aferir a qualidade da produção acadêmica

A Revista Populus, da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), alcançou a classificação B4 no sistema Qualis CAPES. Esse resultado representa um avanço na consolidação da produção acadêmica e da difusão do conhecimento jurídico-eleitoral, fortalecendo o papel da EJE/BA não apenas como espaço de formação, mas também como instituição produtora de conhecimento científico.
De acordo com a chefe da Seção de Pesquisas e Publicações Acadêmicas (SEPPA- EJE/BA), Marta Santiago, a conquista reflete o compromisso do Regional baiano e da Escola Judiciária Eleitoral com a produção e a disseminação do conhecimento. “Representa um importante passo no fortalecimento institucional da pesquisa acadêmica e da formação cidadã”, destacou.
Ainda neste ano, a EJE/BA implementará o Open Journal Systems, software de editoração científica, que promoverá maior visibilidade aos artigos da Revista Populus.
A partir de janeiro de 2026, a Qualis atual, que avalia periódicos científicos, será substituída por outro sistema de avaliação, dando prioridade à análise de artigo individual, com a consideração do número de citações, downloads e menções.
Pra todos verem: imagem mostra revista com formas curvas nas cores azul, amarelo e verde, remetendo à identidade visual do TRE-BA. Ao centro, em destaque, aparece a capa da Revista Populus – Revista Jurídica da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, em tons de cinza. A capa traz a imagem da estátua da Justiça, representada por uma figura feminina com vestes clássicas, segurando uma balança com o braço erguido. Na parte inferior da capa, aparece a sigla EJE – Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. No canto superior direito da imagem, está o logotipo do TRE-BA, acompanhado do slogan “Justiça, Cidadania e Serviço".

