Página interna do portal

Faltam 10 dias para as Eleições 2026: saiba quem são as prioridades na fila de votação

Legislação eleitoral assegura atendimento prioritário a diferentes grupos no dia 04 de outubro; eleitoras(es) com mais de 80 anos possuem preferência sobre outros grupos

Legislação eleitoral assegura atendimento prioritário a diferentes grupos no dia 04 de outubro; ...

No dia 4 de outubro, 1º turno das Eleições Gerais 2026, eleitoras e eleitores deverão observar as regras de prioridade nos locais de votação. Estabelecida pela legislação eleitoral, a preferência busca garantir condições adequadas para o exercício do voto por pessoas que, em razão da idade, de condições específicas ou de suas atividades no dia da eleição, têm direito a atendimento prioritário.

Pessoas com mais de 80 anos

A Resolução do TSE, nº 23.759 de 2026 estabelece uma regra específica para eleitoras e eleitores com mais de 80 anos. Essas pessoas têm preferência sobre as demais, independentemente do momento em que chegarem à seção eleitoral. 

Outros públicos

A preferência para votar também é assegurada a pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou enfermas, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas obesas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e doadoras e doadores de sangue. 

O benefício se estende ainda à pessoa acompanhante ou ao atendente pessoal, ainda que não esteja inscrita na mesma seção eleitoral da pessoa com direito à prioridade. 

No caso de doadoras e doadores de sangue, a preferência é concedida após os demais eleitores prioritários, mediante apresentação de comprovante de doação com validade de até 120 dias. 

Seu Voto Importa

As eleitoras e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida beneficiários do programa ‘Seu Voto Importa’ também terão prioridade de atendimento no local de votação, conforme estabelece a Resolução TSE nº 23.753/2026. O projeto oferece transporte especial a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que não disponham de meios próprios para comparecer ao local de votação no dia da eleição.

Agentes públicos em serviço

Ainda, segundo a Resolução TSE nº 23.759/2026, têm preferência para votar, observada a ordem de chegada à fila de votação, candidatas e candidatos; juízas e juízes eleitorais e suas(seus) auxiliares de serviço; servidoras e servidores da Justiça Eleitoral; promotoras e promotores eleitorais; ainda, militares e agentes de segurança pública em serviço no dia da eleição.

Em todos os casos, para votar, as eleitoras e os eleitores devem consultar, com antecedência, o local de votação pelo site do TRE-BA ou pelo WhatsApp (71) 3373-7000; preparar a cola eleitoral com os números das candidatas e dos candidatos em quem pretendem votar; e separar um documento oficial com foto. Na Bahia, a votação ocorrerá das 8h às 17h, no dia 4 de outubro. 

Pra todos verem: Imagem com fundo verde-escuro e elementos gráficos em tons de verde. No centro, aparece a mensagem “FALTAM 10 DIAS”, com o número 10 em destaque. Abaixo, lê-se “4 DE OUTUBRO”. À direita, está a frase “Para as Eleições 2026” e a palavra “DIAS”. No canto superior direito, aparecem as marcas das Eleições 2026 e da Justiça Eleitoral/TRE-BA. O fundo possui linhas curvas e onduladas em diferentes tons de verde. 

Acesso rápido