Colegas ressaltam independência e tranquilidade do ex-juiz João de Melo Filho durante concessão de medalha

O advogado, que integrou a Corte Eleitoral baiana como Juiz Substituto durante dois mandatos, recebeu nesta segunda-feira (29/2) a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma”

Juiz João de Melo Cruz Filho recebe Medalha do Mérito Eleitoral

O advogado João de Mello Cruz Filho, ex-juiz membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), foi homenageado, na manhã desta segunda-feira (29/2), com a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma”.

Em seu discurso, João de Mello Filho lembrou os dois biênios em que, pela Classe dos Juristas, ocupou o cargo de Juiz Substituto da Corte. O último mandato chegou ao fim recentemente, em janeiro deste ano. “Acredito que dei a minha colaboração para construir uma Justiça Eleitoral melhor. Certamente ainda há muito a ser feito, mas creio que demos nossos passos para que esforços sejam despendidos no sentido de aperfeiçoar e polir a conduta”, disse.

Na ocasião, o presidente do TRE-BA, Lourival Almeida Trindade, que conduziu a cerimônia em seu Gabinente, destacou o desempenho do ex-juiz durante período em que integrou a Corte do TRE baiano. “A humildade e a paciência sempre lhe foram características inconfundíveis. Além disso, preciso falar de seu elevado preparo intelectual, sua honradez e dignidade no exercício profissional. Sem dúvida, razões – dentre outras – que o leva a fazer jus a essa medalha”, afirmou.

O vice-presidente da Corte Eleitoral, Desembargador Mário Alberto Simões Hirs, falou de sua admiração pelo jurista. “Sempre me impressionou a firmeza e a tranquilidade com que João emitia seus votos. Ele, que vi criança, hoje nos dá um enorme orgulho por toda sua capacidade profissional”, considerou.

Já o Juiz Federal e membro da Corte do TRE-BA, Carlos d'Ávila Teixeira, elogiou o comprometimento de João de Mello Filho, “que sempre votou de acordo com sua consciência e com cada evidência, sem jamais considerar influências externas, demonstrando uma independência acima de qualquer média. Ele entrou de cabeça erguida e, do mesmo modo, recebe essa merecida homenagem”, destacou. Também destacaram a boa conduta do homenageado o Juiz Ouvidor Cláudio Césare Braga Pereira e o Juiz Marcelo Junqueira Ayres Filho.

A cerimônia, conduzida pelo Presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, contou com a presença dos membros da Corte, do Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello e da Desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ-BA) Lisbete Cézar Santos – representando a Presidente do TJ, Desembargadora Maria Socorro Santiago. Compareceram ainda o Desembargador Roberto Maynard Frank, advogados, além de familiares do homenageado e demais autoridades.

A Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma é concedida com base na Resolução Administrativa 01/98 do Regional Baiano e tem a finalidade de distinguir personalidades que contribuíram, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do Estado e do País.

Sobre o homenageado

O ex-juiz do TRE baiano atua no campo jurídico desde 1997, quando se formou em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Além de advogado, possui graduação em Administração pela Faculdade Salvador e Pós-graduação em Direito Tributário, pela Faculdade Jorge Amado. Com vasta experiência na área criminal, o defensor já atendeu empresas de diversos segmentos, entre elas a Santa Casa de Misericórdia da Bahia e a Companhia Petroquímica do Nordeste (Copenor).

No TRE-BA, João de Mello Filho exerceu primeiro mandato como Juiz Substituto da Classe dos Juristas entre junho de 2010 até o final do primeiro semestre de 2012. Na época, integrou a comissão de juízes da propaganda, com atuação durante as eleições municipais. Já em sua segunda etapa na Corte, entre 2014 e janeiro de 2016, compôs o quadro de membros que deliberam sobre os diversos conflitos eleitorais na Bahia.

Assista aqui ao discurso do Juiz João de Mello (TV TRE-BA)