TSE firma parceria com Banco Central para informatizar sistema de auditoria interna

TSE firma parceria com Banco Central para informatizar sistema de auditoria interna

Solenidade de assinatura do Termo de Cessão do Sistema Auditar entre o TSE e o BC

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Banco Central do Brasil assinaram um acordo de cooperação para que a Justiça Eleitoral possa adotar o Sistema Auditar, desenvolvido pela instituição financeira em atendimento às normas internacionais para dar suporte às atividades de auditoria e controle interno.

Representando o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, a diretora-geral do Tribunal, Lêda Bandeira, assinou, termo de cessão em conjunto com o diretor de Administração do Banco Central, Luiz Edson Feltrin. Ela destacou que “o programa é de extrema importância porque vai unificar o trabalho da Justiça Eleitoral em todo o país, além de acelerar os processos de auditoria”, afirmou nessa quarta-feira (24), quando o acordo foi assinado. Segundo explicou a diretora, com a realização de eleições a cada dois anos, os processos envolvem muita contratação, muito dinheiro proveniente do orçamento e este programa vai dar mais tranquilidade aos técnicos para gerenciar a aplicação desses valores.

Feltrin, por sua vez, destacou que a ferramenta deve ser amplamente compartilhada com a Administração Pública. “Dentro do setor público tem que haver, cada vez mais, compartilhamento. Como órgão regulador, temos cobrado das instituições financeiras que haja compartilhamento de tecnologias e de ferramentas sem ferir o sigilo”, frisou ele, destacando que, dessa forma, há uma redução considerável de custos.

No caso da Justiça Eleitoral, por exemplo, o sistema será compartilhado com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país. Se cada tribunal tivesse que comprar ou criar um sistema semelhante, os gastos poderiam ultrapassar R$ 50 milhões, muito além dos R$ 2 milhões investidos pelo Banco Central. Com a adoção do Sistema Auditar, as unidades de auditoria da Justiça Eleitoral poderão automatizar todas as etapas do processo de auditoria. Outro ponto importante diz respeito à integração e à padronização dos procedimentos, possibilitando a realização de auditorias conjuntas em áreas comuns do TSE e dos TREs.

De acordo com a secretária de Controle Interno e Auditoria do TSE, Adaíres Lima, a grande vantagem do sistema é a padronização dos procedimentos de auditoria desde o plano de trabalho até o relatório final. “Todos vão trabalhar da mesma forma, tanto no TSE quanto nos regionais. Isso garante uma padronização de procedimentos e dá uma estabilidade para os técnicos e auditores, porque não importa a mudança de gestão, não importa o titular que esteja no cargo; eles sempre vão trabalhar da mesma forma, porque vão obedecer às regras do sistema que foi desenvolvido a partir de normas internacionais de auditoria”, destacou.

Segundo Adaíres, o sistema torna o trabalho mais rápido e eficaz, diminui a probabilidade de erro e “deixa de ser um risco”. “Atualmente, o monitoramento das auditorias é feito de forma manual. Por mais que a gente tenha o maior cuidado, o maior zelo, o risco é grande de a gente falhar nesse monitoramento”, enfatizou a secretária, ao comemorar que os servidores novos da área de auditoria poderão ser treinados no prazo máximo de dois meses e estarão aptos a fazer uma auditoria, com tudo informatizado.

A adoção do Sistema Auditar não terá nenhum ônus, uma vez que o software foi desenvolvido em plataforma aberta e compatível com qualquer base tecnológica, justamente para oportunizar a sua utilização por outros órgãos da Administração Pública.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido