TRE-BA utilizará sistema JE Connect na apuração das eleições 2016

Ferramenta visa dar maior agilidade ao processo de apuração de votos na Bahia, com transmissão de dados feita diretamente dos locais de votação

As transmissões das informações são feitas do próprio local de votação com informações de todas ...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) utilizará, pela primeira vez, em larga escala, o JE Connect, ferramenta que visa dar maior agilidade a contabilização dos votos das Eleições Municipais 2016 na Bahia. A vantagem na utilização do sistema – que roda através de um pendrive – está na ampliação da rede de transmissão de dados, proporcionando ganho logístico a um baixo custo. 

A ferramenta possibilita o envio das informações a partir de qualquer computador conectado à internet, em rede Virtual Private Network (VPN). Além disso, o JE Connect contribui para minimizar custos com transporte de equipamentos e servidores. A transmissão é feita do local de votação, através de rede segura e privada no qual os dados são transmitidos sem o risco de serem hackeados. 

Assista vídeo explicativo 

Na Bahia, 766 locais de votação transmitirão os resultados utilizando a tecnologia JE Connect, sendo 443 em Salvador.  

Ângela Maria Pinto de Queiroz, a chefe de cartório da 126ª Zona Eleitoral (Angical), destacou que a novidade trará mais segurança ao processo eleitoral. “O sistema é seguro e não há nenhuma possibilidade de haver alteração dos resultados coletados das urnas eletrônicas. Além disso, acelera a divulgação dos resultados na região”, disse. Esta será a primeira vez que Angical, município distante cerca de 840 km de Salvador, utilizará a ferramenta. 

Confira lista dos pontos de transmissão remota

Totalização 

Mesmo com a ferramenta JE Connect, o sistema totalizador não mudou. A totalização dos resultados – o Gerenciamento – não é instalada dentro do JE Connect, ela só é instalada dentro do Cartório Eleitoral pertencente a cada ZE. 

A votação do primeiro turno nas Eleições 2016 encerra às 17h e todas as mídias com resultado dos locais de votação deverão ser repassadas à Justiça Eleitoral baiana com maior celeridade. Exceto, se alguma urna apresentar problema ou ocorrer qualquer outra ação que impossibilite a transmissão. “Nesse caso, o cartório deverá ser acionado e a urna deverá ser levada para a junta eleitoral e, de lá, realizar a transmissão”, enfatizou Vanessa Assis, chefe da Seção de Planejamento das Eleições do TRE-BA. 

O TRE-BA utiliza o JE Connect desde as eleições de 2014. O Projeto Piloto atendeu, no 1º turno, a 11ª Zona Eleitoral (ZE / Salvador) e a 39º ZE (Vitória da Conquista). O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral. 

HS, JP

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido