TRE-BA e prefeitura celebram acordo para recadastrar mais de 180 mil eleitores em Vitória da Conquista

Parceria visa à cessão de pessoal, mobiliário e espaço para a instalação de um posto avançado de atendimento

TRE-BA-presidente-tre-prefeito-vitoria-conquista-celebram-acordo

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Prefeitura de Vitória da Conquista assinaram na manhã desta terça-feira (30/5) termo de parceria e cooperação técnica para possibilitar o recadastramento biométrico dos eleitores do município. Segundo o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rontondano, o objetivo é biometrizar os 189.674 restantes até 19 de dezembro deste ano. 

"A biometria é uma realidade na Bahia, inovação que representa mais transparência e segurança às eleições. O TRE fará de tudo para biometrizar o eleitorado que comparecer dentro do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Para tanto, contamos com a colaboração dos poderes executivo, legislativo, além do judiciário". 

Com a parceria, caberá à prefeitura mobilização de unidades bem como cessão de pessoal, mobiliário e espaço para a instalação de um posto avançado de atendimento à população. O local sugerido pela gestão municipal é uma agência bancária desativada, localizada no centro da cidade, na Av. Regis Pacheco 

"Constatamos o entusiasmo e o comprometimento do presidente do TRE para biometrizar todo o eleitorado. Além do apoio irrestrito de nossos juízes eleitorais, a prefeitura de Vitória da Conquista também cumprirá com seu papel", declarou o prefeito do município, Herzem Gusmão. 

Para o juiz da 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, Wander Cleuber Lopes, o apoio do município irá melhorar o atendimento ao público. “A biometria é um avanço da Justiça Eleitoral e nós, juízes eleitorais e servidores, também não mediremos esforços para que todo o eleitorado seja recadastrado no prazo estabelecido". 

A orientação da Justiça Eleitoral é a de que os eleitores compareçam, o quanto antes, aos cartórios e postos para realizar o procedimento. Atualmente, dos 228.291 eleitores de Vitória da Conquista, apenas 38.617 (16,91%) estão biometrizados.

Consulte locais de atendimento em Vitória da Conquista 

Além do presidente do TRE-BA e do prefeito de Vitória da Conquista, a cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira; da diretora da EJE-BA, juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Sporer; dos juízes eleitorais, Wander Cleuber Oliveira Lopes (39ª ZE), Clarindo Lacerda Brito (40ª ZE) e Juvino Henrique Souza Brito (41ªZE); chefes dos respectivos cartórios eleitorais e servidores, além de vereadores, secretários municipais e demais autoridades. 

Eleitor do Futuro em Conquista 

Na ocasião, foi assinado também um termo de parceria entre a Secretaria de Educação Municipal da cidade e a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) para ampliação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ pelo interior do estado. A ideia de levar o projeto aos colégios dos municípios do interior baiano segue determinação da diretora da EJE-BA, juíza Patrícia Cerqueira. 

TF, DS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido