TRE-BA dá início ao trabalho de implantação do Auditse

O sistema informatizado de auditoria, deve ser utilizado, obrigatoriamente, por todos os Tribunais Eleitorais

Durante os últimos dias 23 e 24 de julho, o auditor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Evandro Menezes, ministrou treinamento sobre as funcionalidades do sistema Auditse para os servidores da área de gestão e da Secretaria de Auditoria Interna (SAU) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O sistema é uma solução que apoia todo o ciclo de auditoria interna, do planejamento dos trabalhos ao monitoramento das recomendações formuladas pelos auditores e dos planos de ação propostos pelos gestores, observando as normas internacionais de auditoria.

A ferramenta informatizada permitirá uma padronização dos trabalhos de auditoria, bem assim a redução de riscos operacionais; a melhoria da qualidade das atividades; a intensificação do trabalho colaborativo; a celeridade na comunicação entre auditoria, auditados, gestores e controle externo e, ainda, a transparência nas ações da auditoria interna.

O Eleitoral baiano foi o segundo a receber a capacitação do Auditse. “Trata-se de um sistema que vai padronizar, otimizar e acelerar o sistema de auditoria. O sistema tem uma linguagem muito fácil e muito amigável, então qualquer auditor terá condições de acessar tudo que ele precisa dentro do sistema, todas as informações, procedimentos, testes, documentações e esclarecimentos”, pontuou o auditor  do TSE.

A secretária de Auditoria Interna, Catiuscia Dantas Abreu, informou que as auditorias do TRE-BA são realizadas atualmente por meio do sistema do Processo Administrativo Digital (PAD), mas que gradualmente passarão a tramitar apenas pelo Auditse.

A proposta é que todos os Tribunais eleitorais do Brasil adotem o referido sistema em suas auditorias, já sendo obrigatório o seu uso para as Auditorias Integrados do TSE e para elaboração do Plano Anual de Auditoria. Como benefício para a gestão, a secretária pontua a concentração das informações como recomendações, documentos e o próprio relatório de auditoria num único local de armazenamento, facilitando o acesso em relação ao PAD. 

JM

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido