TRE-BA lança hotsite para orientar eleitores sobre informações falsas

Página reúne conteúdo multimídia com esclarecimentos sobre mitos eleitorais e conceitos básicos do dia a dia da Justiça Eleitoral

Hotsite criado pelo TRE-BA para orientar os eleitores no combate à desinformação (fake news).
Como mais uma ação para combater a propagação de notícias falsas a respeito da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança, na internet, o hotsite “Informação TRE-BA”. A página é resultado de parceria entre a Comissão de Enfrentamento à Desinformação, a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação e tem o objetivo de reunir conteúdos sobre o funcionamento do processo eleitoral. 
Conforme o presidente da comissão, Victor Xavier, o hotsite faz parte do plano de combate à desinformação do TRE-BA e é voltado para todos os cidadãos, mas a ideia é atingir também os eleitores do futuro. Para isso, a Comissão mantém diálogo com as secretarias de educação municipal e estadual da Bahia. “Estamos divulgando este conteúdo para os estudantes, com uma linguagem mais leve e educativa, porque o enfrentamento à desinformação não se dá apenas pelo desmentido de boatos, mas também de maneira preventiva”, explica. 
Na página inicial, o usuário tem acesso à Portaria TRE-BA nº 353/2019, que institui a Comissão de Combate à Desinformação. O hotsite traz ainda mais três seções: uma de tirinhas, com linguagem lúdica sobre as Eleições Municipais 2020; outra com uma série de vídeos intitulada “Que é que é isso?”, que apresenta conceitos básicos do dia a dia da Justiça Eleitoral; e, por fim, uma seção sobre fatos ou boatos, com esclarecimentos sobre informações falsas e os mitos eleitorais. 
Ao clicar no botão “contato”, o internauta é direcionado a um espaço, no qual é possível sugerir um tema a ser abordado no hotsite. Basta preencher um breve formulário, informando nome, e-mail e telefone e enviar a mensagem. 
/TF
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido