José Batista Júnior recebe Medalha do Mérito Eleitoral com palma

Reconduzido à corte do TRE-BA, juiz foi condecorado nesta quinta-feira (17/12); medalha é destinada aqueles que atuam pelo engrandecimento da Justiça Eleitoral

Juiz substituto do Eleitoral baiano é homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma, e...

O juiz substituto do Eleitoral baiano José Batista Júnior recebeu, nesta quinta-feira (17/12), a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma. A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador, e conduzida pelo presidente do órgão, desembargador Jatahy Júnior.

A Medalha do Mérito Eleitoral com Palma é um reconhecimento à contribuição do jurista para o engrandecimento deste ramo do Poder Judiciário. No último dia 8 de dezembro, José Batista Júnior foi reconduzido à Corte do Eleitoral baiano, quando a Presidência da República o indicou, novamente, para a classe dos advogados.

O presidente do Regional, desembargador Jatahy Júnior, destacou que a honraria reconhece o histórico do homenageado, com destaque a sua atuação como advogado e pelas contribuições ao TRE-BA. “Vossa excelência demonstrou que, além de qualidades pessoais admiradas por todos, é um julgador cuidadoso e que sempre busca a boa prestação jurisdicional. É com muita alegria e a certeza de que estamos fazendo justiça, que hoje concedemos esta honraria”.

Na ocasião, o juiz da Corte Eleitoral baiana afirmou estar “repleto de gratidão por essa casa de Justiça, do povo e da cidadania”. José Batista Júnior lembrou que, após duas décadas de exercício da advocacia, teve a oportunidade de servir ao TRE-BA, onde se sente acolhido por magistrados, servidores e demais colaboradores.

O homenageado enfatizou a satisfação de integrar a Corte como juiz substituto, onde teve a oportunidade de somar esforços com os demais membros do Tribunal para realizar as eleições municipais em meio à pandemia, “superando obstáculos e dificuldades, sem perder de vista a preservação da vida”. O jurista concluiu o discurso citando a música Dias de Luta, da banda de rock Ira!: “Quando se sabe ouvir, não precisam muitas palavras. Muito tempo eu levei para saber que nada sei, que nada sei”.

Magistratura

Em nome de todos os membros da Corte, o corregedor eleitoral e vice-presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, citou a própria história como exemplo, destacando o apoio recebido pelo homenageado quando ainda estava iniciando a trajetória na magistratura. “Um homem nunca deve esquecer-se de onde veio e quem chegou contigo. Nós nos formamos juntos, doutor Batista e eu, e o seu apoio foi essencial à minha trajetória”.

Escolhido para realizar a saudação ao homenageado, o advogado Frederico Matos falou em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e dos que militam no TRE-BA. “Estou honrado em fazer a saudação a vossa excelência, a quem todos conhecem pela retidão, lealdade e competência com que atua, engrandecendo a Justiça Eleitoral”. O advogado destacou que, em 2020, o trabalho de José Batista Júnior ultrapassou os muros do Tribunal, uma vez que as sessões de julgamento passaram a ser virtuais.

O procurador eleitoral Cláudio Gusmão reiterou que a medalha é consequência do trabalho de José Batista Júnior, oriundo da advocacia. “Todos os advogados deveriam experimentar exercer esse ofício solitário que é vestir a toga da magistratura. Tanto o colegiado da Justiça Eleitoral é favorecido com a presença do advogado quanto essa experiência o engrandece como profissional e ser humano”.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia os desembargadores eleitorais Zandra Parada; Ávio Mozar (diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia); Henrique Trindade (cooperador do TRE-BA); Freddy Pita Lima (ouvidor do TRE-BA); os desembargadores eleitorais substitutos Pedro Godinho; Carina Canguçu; Baltazar Saraiva; Paulo Sérgio de Oliveira e Arali Duarte.

O evento registrou ainda a presença do diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira; do procurador do Estado, Jorge Salomão, representando o governador Rui Costa; do presidente da OAB-BA, Fabrício Oliveira; do juiz de Direito Alberto Raimundo dos Santos, representando a AMAB; do juiz federal Antônio Oswaldo Scarpa, ex-membro do TRE-BA, além de Ana Rita Maia Santana e Ana Luísa Maia Santana, esposa e filha do juiz homenageado. 

CB

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido