PLAS orienta sobre o descarte ambientalmente correto dos resíduos das Eleições 2020

O objetivo da ação é evitar que as embalagens e sobras de materiais utilizados no pleito acabem causando poluição ambiental

PLAS realiza ação para doar resíduos de material das Eleições 2020

O Núcleo do Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está organizando uma ação para descarte sustentável de resíduos das Eleições 2020. Em parceria com a Secretaria de Administração do Estado, coordenadora do programa Recicle Já Bahia, o Eleitoral baiano teve acesso a uma lista de cooperativas e associação de catadores parceiros do programa para receber o material reciclável. Além dessas, outras associações e cooperativas também poderão ser contempladas com essa doação.

Resíduos de materiais de consumo que não possam ser reaproveitados pelo cartório podem ser encaminhados para a reciclagem. Entre os exemplos destes materiais estão embalagens vazias de álcool gel e de álcool líquido; sobra de cartazes que façam menção especificamente às Eleições 2020; caixas de papelão usadas e papeis impressos que não contenham dados sigilosos.

Acesse relação de cooperativas parceiras

As cabinas de votação danificadas também poderão ser doadas, desde que sejam devidamente descaracterizadas para evitar o uso indevido. Neste caso, a recomendação é de que sejam rasgadas ao meio.

De acordo com a coordenação do programa Recicle Já Bahia, os catadores foram orientados sobre os procedimentos de segurança para o desenvolvimento de suas atividades. Desde o início da pandemia da Covid-19, vem sendo reforçadas as recomendações de uso de EPIs, e a necessidade de colocar em quarentena por alguns dias os materiais coletados antes da manipulação e triagem.

Caso seja do interesse das cooperativas e dos cartórios eleitorais, poderão ser doadas as embalagens de álcool em gel com conteúdo parcialmente utilizado.

O PLAS solicita, se possível, ser informado sobre volume ou quantitativo aproximado do material doado, para registro no sistema de monitoramento dos indicadores do PLS mantido pelo Conselho Nacional de Justiça. Esta informação poderá ser enviada para o e-mail do Núcleo (plas@tre-ba.jus.br). Recomenda-se ainda que seja feito um recibo para documentar a entrega do material.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido