Presidente do Coptrel participa de seminário sobre democratização de acesso à Justiça

Evento foi realizado nesta quinta-feira (30/7) por videoconferência e teve a participação do desembargador Jatahy Júnior, que representou a gestão do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais

Seminário organizado pelo CNJ, de democratização de acesso à justiça, com a participação do Pres...
O Conselho Nacional de Justiça realizou, nesta quinta-feira (30/7), o seminário “Democratizando o acesso à Justiça”. Transmitido por videoconferência, o evento foi idealizado pela Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários do CJN e teve a participação do desembargador Jatahy Júnior, representando a presidência do Colégio de Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). 
Na abertura do seminário, a presidente da comissão do CNJ que organizou o evento, a conselheira Flávia Guimarães, afirmou o objetivo de analisar cenários para facilitar o acesso à justiça a todos. “Atuamos para incluir, principalmente, pessoas que são alvos de preconceitos estruturais na sociedade”. A conselheira citou a Resolução 296/2019, que propõe estudos com essa finalidade, assim como o monitoramento de políticas judiciárias de custas e ações para conscientizar a sociedade, disseminando valores éticos. 
O presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, destacou a importância do seminário para a cidadania e citou iniciativas da Justiça Eleitoral, como o incentivo à participação da mulher na política, a inserção do nome social no título de eleitor, a adaptação de prédios públicos visando a mobilidade e o treinamento de servidores em LIBRAS, para recepcionar deficientes auditivos. “Ainda há muito o que fazer e, para isso, precisamos que eventos como este ocorram com maior frequência”, afirmou. 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também esteve na abertura do seminário e observou que “se ainda hoje o Brasil discute o acesso das pessoas à Justiça, significa que, ao longo de muitos anos, nós falhamos”. O deputado citou a fala do desembargador Jatahy Júnior sobre a importância de ampliar o acesso à participação de mulheres na política. “No parlamento, esse debate já existe e será fundamental pós-pandemia, quando o país estará em uma crise. Que possamos fazer dessas estruturas permanentes, para que tenhamos um Brasil mais igual e mais justo”. 
Garantias fundamentais
Para o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, o tema debatido no seminário do CNJ representa “uma das maiores garantias fundamentais, algo que é indissociável ao estado democrático de direito”. O ministro afirmou que o encontro representa o interesse de várias instâncias para promover o crescimento e a renovação de políticas para que todos, de forma indistinta, tenham acesso à Justiça. 
A abertura do evento foi finalizada com a fala do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que destacou a participação efetiva de toda a sociedade no acesso à Justiça como “algo muito importante em um país tão desigual como o Brasil”. Para o ministro, elaborar políticas judiciárias de inclusão é uma tarefa desafiante, mas essencial para que uma sociedade plural como a brasileira seja, enfim, inclusiva. 
O seminário “Democratizando o acesso à Justiça” teve a participação de conselheiros, magistrados estaduais, federais e do Trabalho, representantes da advocacia, do Ministério Público de de acadêmicos, cuja atuação é pela defesa, proteção e garantia de valores, direitos e ideais defendidos pela Constituição Federal de 1988. O evento teve apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Juízes Federais dos Brasil (Ajufe) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
/CB
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido