Seguindo normas de segurança, TRE-BA realiza manutenção preventiva de urnas

Atualmente, o Eleitoral baiano conta com mais de 31 mil urnas; entre julho e agosto está previsto o recebimento de mais 4.500 urnas de outros estados

Manutenção preventiva das urnas eletrônicas com protocolos de segurança.
Para garantir o perfeito funcionamento durante as eleições, as urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) passam, diariamente, por manutenção preventiva e corretiva. Apesar da adoção do expediente emergencial e das restrições de contato físico, em razão da pandemia do coronavírus, as atividades presenciais de manutenção das urnas foram mantidas, sem deixar de seguir os protocolos de segurança. 
Conforme explica a secretária de Tecnologia da Informação (STI), Luciana Fonseca, todas as medidas de prevenção foram tomadas para a equipe que está trabalhando no Centro de Apoio Técnico (CAT), em Porto Seco Pirajá. O grupo foi orientado sobre o distanciamento necessário, o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, e a higienização freqüente das mãos. “Não paramos, conseguimos manter esse trabalho muito importante. Temos aqui um laboratório da Diebold, que faz o conserto das urnas de todo o estado”, afirmou. 
O procedimento de conservação das urnas consiste em verificar as condições de funcionamento, executar reparos e, se necessário, repor peças. De acordo com o chefe da Seção de Urna Eletrônica (SEUEL), Carlos Eduardo Brandão, o trabalho é contínuo e os testes são realizados periodicamente. “Estamos realizando, por dia, a manutenção de 400 urnas em Salvador. Nos depósitos do interior fazemos, em média, 30 urnas por dia. Não paramos as manutenções, mesmo com a pandemia”. 
Na capital, a manutenção das urnas está sendo realizada no CAT. Já no interior do estado, os depósitos estão distribuídos pelos municípios de Cruz das Almas, Alagoinhas, Jacobina, Camaçari, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Ipirá, Irecê, Seabra, Barreiras, Brumado, Guanambi, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Juazeiro. Segundo Brandão, a partir de setembro, o TRE-BA contará com mais cinco depósitos temporários em Bom Jesus da Lapa, Conceição do Coité, Paulo Afonso, Itapetinga e Teixeira de Freitas. 
Atualmente, o TRE-BA possui um total de 31.209 urnas, mas, entre julho e agosto, está previsto o recebimento de mais 4.500 urnas. “Quando essas urnas chegarem, teremos que fazer os mesmos testes que fazemos hoje”, ressalta Brandão.
/TF
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido