Presidente do TRE-BA participa de Seminário Nacional de Direito Eleitoral sobre as Eleições 2020

O evento foi iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

Presidente do TRE-BA e do Coptrel, Des. Jatahy Júnior, na reunião virtual do Coptrel, realizada ...

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargador Jatahy Junior, participa do I Seminário Nacional de Direito Eleitoral: Desafios e Perspectivas nas Eleições de 2020. O evento online, promovido pela Escola Judiciária (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral, reúne até quarta-feira (30) especialistas em Direito Eleitoral com o objetivo de discutir os principais assuntos que envolvem o pleito deste ano.

Como conciliar as eleições, rito vital à democracia, com a preservação da saúde pública da população em um ano transformado pela pandemia de Covid-19? O questionamento foi feito pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, ao abrir o seminário nesta segunda-feira (28), dando início ao debate sobre as responsabilidades do Eleitoral frente ao atual cenário.

O ministro Barroso relatou os principais entraves deliberados pelo Tribunal Superior a fim de realizar as Eleições Municipais. “Desta vez, o desafio foi ajustar os mais de 147 milhões de eleitores em 401 mil seções eleitorais, sem promover aglomerações e estabelecendo uma ordem mínima para levar segurança sanitária aos mesários, aos eleitores e aos candidatos”, destacou.

Também ressaltou a habilidade do corpo técnico do Tribunal para constituir uma comissão médica que, baseada em estudos científicos, propôs o adiamento das eleições para período em que a curva de contaminados e de óbitos fosse descendente.

Fez questão de destacar o trabalho do comitê de especialistas em saúde pública que elaborou um Plano de Segurança Sanitária, identificando os materiais necessários para o dia do pleito: 10 milhões de máscaras; 2 milhões de face shields; 2 milhões de frascos de álcool gel para os agentes da Justiça Eleitoral; 1 milhão de litros de álcool em gel para os eleitores; adesivos para demarcar os pisos e indicar o distanciamento correto entre os eleitores; e canetas sobressalentes. 

Durante o I Seminário Nacional de Direito Eleitoral: Desafios e Perspectivas nas Eleições de 2020 serão abordados tópicos como jurisdição constitucional e democracia; perspectivas de evolução da Justiça Eleitoral; candidaturas femininas, de pessoas negras, de pessoas com deficiência e a participação das minorias no processo eleitoral; financiamento de campanhas e prestações de contas; a crise de confiança, a fidelidade e a democracia interpartidária; a Lei Geral de Proteção de Dados; e o compliance experimentado pelos partidos políticos, dentre outros temas. 

O seminário está sendo transmitido pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido