Escola Judiciária Eleitoral da Bahia lança livro “Direito Eleitoral e Democracia”

Obra reúne nove artigos produzidos por servidores, estudantes e profissionais do Direito participantes de grupo de estudo, fruto de uma parceria entre a EJE-BA e a Faculdade de Direito da UFBA

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) lança livro entitulado "Direito Eleitoral e Demo...
Pra Cego Ver: Imagem em fundo verde e azul escuro, com a frase: Direito Eleitoral e Democracia, com as logos da EJE e da Assembleia Legislativa da Bahia.

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) acaba de lançar o livro “Direito Eleitoral e Democracia”, organizado pelos analistas judiciários e professores Jaime Barreiros Neto e Marta Cristina Jesus Santiago. A obra reúne nove artigos produzidos por servidores, estudantes e profissionais do Direito, participantes do grupo de estudo, com encontros mensais, coordenado por Barreiros, em uma parceria inovadora entre a EJE-BA e a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O diretor da EJE-BA, Ávio Novaes, na apresentação, declara que a publicação “traz valorosas contribuições para o aprimoramento da democracia e para o desenvolvimento do Direito Eleitoral Brasileiro”. E para o doutor Vitalino Canas, professor da faculdade de Direito de Lisboa, que prefaciou a obra, os artigos que compõem o livro têm uma perspectiva construtiva e “otimista em relação à possibilidade de as reformas poderem melhorar vários aspectos da democracia brasileira”.

O objeto em comum das pesquisas publicadas é a proposta de melhorias na legislação eleitoral brasileira que repercutam favoravelmente na qualidade da democracia. Tipificação de crimes e punição, moralidade, constitucionalidade, o aumento da representatividade feminina para a obtenção de paridade de gênero, democracia, financiamento de campanhas, abuso de poder decorrente do viés religioso, reforma política e eleitoral, freios, contrapesos e efeito backlash, são alguns dos temas abordados.

A obra tem versão em meio físico e também eletrônico. Os exemplares serão distribuídos entre os membros do Tribunal, o Procurador Regional Eleitoral, as bibliotecas dos Tribunais Regionais Eleitorais do país, os autores dos artigos e as principais Faculdades de Direito sediadas no Brasil. A publicação homenageia, ainda, o desembargador Jatahy Fonseca Júnior, ex-presidente do Eleitoral baiano que teve o mandato encerrado em março deste ano.

A impressão do livro foi feita pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por meio de acordo de cooperação científica. Os autores da obra são Isabela Santos Dias, Jade Caldas Sibalde, Janiere Portela Leite Paes, Lázaro Alves Borges, Luiz Eduardo Guimarães Romano Pinto, Nicole Gondim Porcaro, Roberta Janine Gomes Junqueira, Tatiana Andrade Almeida e Yago da Costa Nunes dos Santos.

Acesse aqui o livro “Direito Eleitoral e Democracia”.

/SO

Serviço

O que: Lançamento livro da EJE-BA “Direito Eleitoral e Democracia”

Quando: Livro físico lançado em 26 de março e eletrônico em 12 de abril de 2021

Onde:Em meio físico e a versão eletrônicaestá no Portal da EJE – BA.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido