Cidadãos com o título eleitoral cancelado em Salvador e RMS podem buscar atendimento eletrônico no NAVE do TRE-BA

Na Bahia, 660.080 eleitores estão com o documento cancelado. Em Salvador, são 273.084 títulos na mesma situação

Entrevista TV Bahia presidente TRE-BA NAVE

Em entrevista ao Jornal da Manhã (TV Bahia) confira aqui desta terça-feira (31), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, convidou os cidadãos que estão com o título cancelado para regularizar o documento através do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). Na Bahia, 660.080 eleitores estão nessa situação. Em Salvador, são 273.084 documentos cancelados.

Lançado em 9 de agosto, o projeto piloto do NAVE encontra-se disponível apenas para Salvador e Região Metropolitana. Nesses 22 dias, mais de 8 mil atendimentos já foram realizados. O atendimento virtual do NAVE é realizado pelo Chatbot Maia, disponível tanto no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br) quanto no Telegram: @maiatrebot. É só mandar um “oi” para iniciar o atendimento. O eleitor pode ainda acessar o NAVE por meio do telefone (71) 3373-7000 (opção 2). Nesse caso, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“Em menos de um mês da implantação da ferramenta, já contabilizamos mais de 8.300 atendimentos. Sendo em grande parte, cerca de 6 mil, realizados pelo Chatbot Maia. Outras cerca de 2.300 solicitações foram atendidas por telefone e e-mail. Estamos trabalhando incansavelmente para expandir o NAVE para outras cidades e fazer com que esse atendimento tecnológico chegue para todo estado. Desburocratizar o atendimento ao cidadão é meta estratégica dessa gestão, bem como o investimento em inovação e tecnologia”, declarou o presidente do órgão.

Através do NAVE o eleitor pode receber auxílio para preenchimento do Título Net (alistamento eleitoral, transferência, alteração de dados pessoais), emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral (crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e quitação eleitoral), entre outros serviços. O recurso também permite ao cidadão tirar dúvidas das mais diversas, gerar guias de recolhimento de multa, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, tudo de forma automática.

Acessibilidade

Eleitores com deficiência auditiva contam com atendimento especializado, realizado por atendentes com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência.

Caminho para os serviços

Todos os serviços online disponibilizados pelo TRE baiano podem ser acessados por meio do site www.tre-ba.jus.br, seguindo o caminho – via menu principal – Eleitor e Eleições > Serviços Online. Na página, além de link direto para o atendimento virtual do NAVE, é possível acessar o Título Net (para requerer a 1ª via do título), consultar débitos do eleitor, acessar certidões, consultar débitos, dentre outros.

Retorno de atendimento nos SACs

Vale lembrar que durante o mês de agosto, os postos da Justiça Eleitoral voltaram a funcionar nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do estado. Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento no TRE-BA, é só baixar o aplicativo ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Já para ser atendido nos cartórios eleitorais, o desembargador lembrou que os eleitores deverão realizar agendamento por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento ou pelo telefone (71) 3373-7000, opção 2. A retomada do atendimento obedece à determinação da Portaria Nº 369/2021, publicada no último dia 23 de julho. O TRE reitera que o cidadão deve optar, prioritariamente, por realizar o atendimento pela internet.

Postos do SAC em funcionamento:

Em Salvador, já retornaram os atendimentos as unidades localizadas no Shopping Barra, Comércio e Periperi

> No Interior, o funcionamento foi retomado em Barreiras, Cajazeiras, Camaçari, Vitória da Conquista, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.

> O horário de funcionamento de cada posto de atendimento corresponde ao horário do próprio SAC.

 

CM

Pra cego ver: Foto do presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, sendo entrevistado por uma emissora de TV

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido