Campanha “Por Elas” movimentou as redes sociais do TRE-BA

Durante uma semana, ação do Eleitoral baiano contou com as vozes de artistas, jornalistas e influenciadoras para ampliar o debate sobre a participação feminina na política

Mosaico campanha Por Elas

A campanha “Por Elas”, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, promoveu um aumento de 78,5% no engajamento do Instagram no mês de novembro. No mesmo período, o projeto criado para ampliar a discussão sobre mulheres serem a maioria do eleitorado na Bahia, mas a minoria entre os eleitos, alcançou 96.765 contas na mesma rede social, um aumento de 367%. 

Entre os dias 8 e 12 de novembro, a campanha desenvolvida pela Comissão de Participação Feminina do TRE-BA levou para as redes sociais publicações sobre mulheres na política com a participação de diversas artistas, jornalistas e influenciadoras digitais. Foram nove peças publicadas diariamente nas mídias socias e que juntas alcançaram 101.965 contas no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.

“Por Elas” foi responsável por um aumento de quase 300 seguidores no Instagram do TRE-BA em uma semana. O vídeo principal da campanha, que marcou a estreia, alcançou 74.521 contas nessa rede e teve 19.057 visualizações em todas as outras. Jáa publicação “O que elas querem”, teve a participação de 22 mulheres das mais diversas áreas de atuação, defendendo os direitos e os desejos femininos. 

Foram 153 kits enviados para influenciadoras, artistas, jornalistas e mulheres na política, além de líderes da comunicação da imprensa baiana.

Iniciativa pioneira

Para incentivar a igualdade de gênero, o TRE-BA mobilizou as figuras públicas femininas, convocando-as a, literalmente para, “plantar uma ideia”. As participantes da campanha receberam kits com um vaso, terra e sementes, em uma proposta que relacionou mobilização feminina e sustentabilidade. 

“Por Elas” também contou a história de mulheres pioneiras que se tornaram referências nacionais e abordou a importância de permanecer em atenção para a violência política de gênero, responsável por excluir e silenciar mulheres em espaços de poder. Segundo o ranking internacional de atuação feminina em cargos eletivos, o Brasil ocupa o 142º lugar entre 192 países, ficando atrás somente do Haiti na América Latina. A lista, atualizada em outubro de 2021, foi elaborada pela União Interparlamentar, com base na composição das casas legislativas de cada país na esfera federal.

Para alertar os baianos sobre este cenário, o TRE-BA dedicou cinco meses ao planejamento, até que “Por Elas” foi lançada com uma linguagem simples e didática, convocando todas e todos ao debate sobre mulheres na política. O trabalho gerou grande mobilização das pessoas convidadas a participar do projeto, entre as quais, aderiram o convite da Justiça Eleitoral, as jornalistas Rita Batista e Tairine Ceuta, as influenciadoras digitais Sheila Carvalho, Lia Mônica, entre outras.

Essa foi a primeira vez que o TRE-BA realizou uma campanha sobre participação feminina na política que mobilizou tantas colaboradoras e envolveu diversos canais. O Eleitoral baiano entrou em contato com cerca de 180 convidadas e difundiu a campanha em perfis oficiais nas redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter  – além dos perfis das influenciadoras, redes de TV e cartazes. 

Um dos desafios iniciais foi mapear os perfis de mulheres que defendem a bandeira da igualdade de gênero na política. O contato foi feito com influenciadoras de todas as regiões do estado nas mais diversas áreas de atuação. As convidadas demonstraram satisfação por terem sido escolhidas e se disseram honradas em poder ser porta-vozes da campanha. 

Cada vez que o press kit chegava até uma das convidadas, o TRE-BA recebia de volta mensagens de entusiasmo com a parceria. A campanha pretende ir além: a Ascom pediu a todas as envolvidas que marquem o Eleitoral baiano ou enviem fotos e vídeos quando as sementes estiverem florescendo. A ação visa evidenciar que leva tempo para que uma semente gere frutos, mas que é importante manter a rega e o cuidado para que os brotos cheguem.

 CB

Pra cego ver: Foto composição de influenciadoras e personalidades da mídia que participaram da campanha

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