TRE-BA apresenta resultados de parceria com a Ufba

Apresentação dos projetos de inovação ocorreu em formato de workshop; o encontro serviu de encerramento da Residência em TI para estudantes bolsistas da Ufba e servidores do TRE-BA

Apresentação TI em 17.12.2021

Quatro programas de tecnologia da informação adotados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foram apresentados ao público nesta sexta-feira (17/12), na sede do TRE-BA, em Salvador. Os softwares são resultado da Residência em TI, uma parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Estudantes bolsistas da Ufba e servidores do TRE-BA expuseram projetos em inteligência de negócios, interface de programação de aplicação, assistente virtual e reconhecimento de imagens. O curso de pós-graduação lato sensu em TI durou 14 meses e qualificou profissionais para desenvolver soluções para o Eleitoral baiano.

O diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira, abriu o evento destacando a tecnologia como uma aposta permanente do órgão. Já para o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Cavalcanti, aproximar o TRE-BA da academia é garantir sempre a prestação de melhor serviço aos cidadãos.

A gerente da Residência em TI, Carla Mendonça, lembrou que este é um projeto que passou por três gestões no TRE-BA e que a parceria com a Federal resulta no aprimoramento dos servidores em uma área estratégica para o Tribunal. Na avaliação da diretora do Instituto de Computação da Ufba, Fabíola Greve, a área de TI é carro-chefe para a inovação.

O coordenador da pós-graduação em TI, Ivan Machado, enfatizou o esforço de todos os envolvidos no projeto para entregar o que há de mais recente nesta área. Para ele, conferir ao serviço público esse grau de excelência, resultará no fortalecimento da academia, da Justiça Eleitoral e da sociedade. 

Projetos

Oito bolsistas mostraram ao público o resultado de suas pesquisas, que tiveram a orientação de servidores do TRE-BA e de professores do Instituto de Computação da Ufba. Os estudantes Gabriel Brito e Lucas Lima apresentaram o projeto Portal Business Intelligence, criado para resolver a sobrecarga de relatórios na Seção de Atenção à Saúde (Sedas) do Eleitoral baiano.

De acordo com os residentes, organizar e padronizar os dados da Sedas facilitará a consulta pelos servidores, que passarão a acessar painéis personalizados para obter informações de forma instantânea.

O segundo projeto, apresentado pelos residentes Laila Mota e David Silva, foi de Application Programing Interface (API). Com esse sistema de gerenciamento de recursos humanos, o TRE-BA facilitará a consulta de dados, que também estarão mais protegidos.

Com o terceiro projeto, o público conheceu Otto, assistente virtual desenvolvido pelas estudantes Ane Cristie e Cheli Mendes. O projeto facilita a busca dos usuários por serviços do TRE-BA, presentes nas mais diversas plataformas, além de possibilitar ao público tirar dúvidas 24 horas por dia pelo aplicativo. A ferramenta segue metodologia do Maia (Chatbot do NAVE), já utilizado pelo Eleitoral baiano.  

O workshop foi finalizado com a apresentação dos residentes Pedro Santana e Rodrigo Souza, que trarão para o TRE-BA um projeto de reconhecimento de imagens para facilitar o alistamento eleitoral. A validação dos documentos será feita por um robô, que analisará os arquivos e tomará decisões baseadas em computação visual.

CB

Pra cego ver: Foto de estudantes da Ufba com servidores do TRE-BA na sala das sessões do Regional

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido