GT de Comunicação da Justiça Eleitoral define estratégias para fortalecer atuação em 2021

Grupo se reuniu nesta terça (19), no TRE-BA, durante abertura do seminário “Transformações na Comunicação: Novos Paradigmas Pós-Pandemia”

GT se reuniu nesta terça (19), no TRE-BA, durante abertura do seminário “Transformações na Comun...
Pra cego ver: Foto de um grupo de pessoas na sala de sessões do TRE da Bahia, com um telão com imagens de outras pessoas que participaram do evento pela internet.

Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral, que formam o Grupo de Trabalho na área, reuniram-se na manhã desta terça-feira (19/1) para definir estratégias de fortalecimento na produção e circulação de conteúdos e projetos informativos durante o ano de 2021.  O encontro marcou a abertura do seminário “Transformações na Comunicação: Novos Paradigmas Pós-Pandemia”, que acontece até esta quarta (20), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador.

Na ocasião, foram debatidos temas como a aprovação das diretrizes do I Prêmio de Comunicação do Colégio de Presidentes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (Coptrel). Proposto pelo presidente do TRE-BA e do Coptrel, desembargador Jatahy Júnior, o prêmio tem o objetivo de valorizar iniciativas dos TREs do país que atuam a partir de valores como cidadania, ética, democracia e prestação de serviço público.

A ideia é que a primeira edição do prêmio aconteça em 2021 em caráter experimental e restrito ao público interno, mas que, a partir de 2022, possa contemplar outros profissionais de comunicação, que atuam na cobertura de temas ligados à Justiça Eleitoral.

Durante a reunião do GT-Com, também foi discutida a importância de uniformizar a identidade visual da Justiça Eleitoral em todos os Regionais, a partir de um Manual de Identidade Visual e a definição de uma Política de Comunicação Institucional. Com esta ação, destacaram os assessores presentes, a Justiça Eleitoral teria fortalecida a imagem única de uma instituição sólida e que atua nacional e localmente.

Representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que integram o GT anunciaram que está na programação de 2021 a reformulação da intranet, considerando que o público interno é o melhor porta-voz da Justiça Eleitoral e, para tanto, precisa estar bem informado. Foi consenso a importância de investir no enfrentamento à desinformação a partir da atuação de servidores e demais colaboradores, para mitigar os efeitos de notícias falsas e boatos sobre a segurança do processo eleitoral e do voto eletrônico, além do próprio papel da Justiça Eleitoral.

O TSE estuda ainda a possibilidade de investir em uma extranet, canal que se provou necessário no contexto de atuação remota por conta da pandemia de Covid-19. Também foi antecipado na reunião do GT, o conteúdo das principais campanhas da Justiça Eleitoral para 2021. O TSE irá combater a violência política, com ênfase na questão de gênero, e também irá incentivar novas lideranças políticas, com destaque para a comunicação direta feita aos jovens eleitores.

Em fevereiro, quando a Justiça Eleitoral comemora o seu dia (22/02), o TSE irá realizar, ao longo do mês, uma série de depoimentos enfatizando que todos, de magistrados a colaboradores e voluntários, têm um papel importante no fortalecimento da democracia no país. Tal campanha será fundamental para preparar o público para as Eleições de 2022.

Participaram da reunião do GT-COM a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira; as coordenadoras Tatiana Cochlar, Fábia Galvão, e Laura Gracindo, todas do TSE; Felisberto Bulcão (TRE-BA); Ana Patrícia Tancredo Gonçalves (TRE-SC); Fernando Velloso Filho (TRE-DF); Gustavo Tenório (TRE-ES); Paulo Sérgio Teixeira (TRE-AC) e Nadhia Pinheiro (TRE-SP).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido