Assembleia do Coptrel discute segurança das urnas eletrônicas

Presidente do TRE-BA participou do evento do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais

Evento ocorreu virtualmente nesta quarta-feira (23/6)
Pra Cego Ver: Foto do presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, participou, nesta quarta-feira (23), da IV Assembleia Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL). O diretor-geral do TRE baiano, Raimundo de Campos Vieira, também participou do encontro. 

Durante o evento, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a segurança da urna eletrônica e apresentou as desvantagens da adoção do voto impresso. Barroso afirmou que tem trabalhado para demonstrar aos membros do Congresso Nacional que a adoção do sistema de voto impresso não será apenas um retrocesso, “como também será uma usina de dificuldades e de problemas para o processo eleitoral brasileiro”. O ministro salientou que a urna eletrônica é “segura, transparente e auditável”. 

Para o ministro, a adoção do voto impresso é um equívoco, pois, além do custo, que pode chegar a R$2 bilhões, o TSE terá que licitar a compra de mais de 500 mil impressoras que deverão ser acopladas às urnas eletrônicas, sendo impressoras customizadas, criptografadas e próprias para a eleição. Além disso, asseverou que ainda podem ocorrer processos de questionamento e impugnações da licitação, com recursos administrativos e judiciais. Barroso disse ainda que a impressão do voto pode retirar a liberdade de escolha do cidadão, sendo utilizado como comprovante. 

No início da assembleia, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, declarou que a sociedade busca uma Justiça Eleitoral para o “livre exercício do voto, em defesa da cidadania e liberdade. Voto não tem preço, voto tem consequências”, frisou.

 

Jubileu de Prata da Urna Eletrônica 

Durante o evento, foi aprovada a concessão da “Medalha Ministro Carlos Mário da Silva Velloso” em comemoração ao Jubileu de Prata da Urna Eletrônica (25 anos de Urna Eletrônica). Na ocasião, o ministro Carlos Velloso, ex-presidente do TSE por duas gestões, foi homenageado.  Enquanto presidente do TSE em 1995, o ministro lutou pelo desenvolvimento da urna eletrônica para enfrentar as fraudes eleitorais existentes com o voto em cédula. Através de seu trabalho, o Brasil passou a realizar a maior eleição informatizada do mundo, se tornando um marco histórico no processo eleitoral brasileiro. Em seu discurso de agradecimento, Velloso afirmou que se sentiu muito honrado com a homenagem. Ele rememorou que a criação da urna eletrônica teve início em Florianópolis (SC), no ano de em 1995. “Estamos e estaremos juntos tempo afora pela Justiça Eleitoral, pela democracia e pelo Brasil”, afirmou.

 

CC

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido