Balcão Virtual do TRE-BA registra mais de 2.400 atendimentos

Plataforma foi desenvolvida pelo Regional para atender cidadãos, partes e profissionais da advocacia

Balcão de atendimento virtual

O Balcão Virtual do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já registrou 2.445 atendimentos. Disponibilizada desde o dia 3 de agosto de 2020, antes mesmo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exigir o uso da ferramenta, a iniciativa foi uma alternativa para garantir o atendimento aos cidadãos, partes e advogados que buscam os serviços da Justiça Eleitoral, e não exclui o atendimento realizado em outras modalidades. 

Do total registrado, 306 foram realizados pela Central de Atendimento ao Público (CAP). Entre as zonas eleitorais, o maior número de atendimentos foi registrado na ZE 001. Para ter acesso ao atendimento no Balcão Virtual, o usuário precisa informar nome, e-mail, telefone para contato, documento e identificação do solicitante (profissionais da advocacia, parte, eleitores, postulantes, partido político). Na seção “informações da solicitação”, o usuário deve selecionar o assunto e escolher o setor de destino do requerimento. A ferramenta também oferece ao usuário a opção de fazer webconferência. 

Segundo o secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL), Victor Xavier, “a ideia era aumentar a carta de serviços do Regional, oferecendo entregas rápidas e com biossegurança para o eleitorado e a população baiana como um todo”. “Nós entendemos que é uma iniciativa relevante, que possibilita uma proximidade entre os cidadãos e os servidores do TRE, de modo a agilizar o atendimento de quem nos procura”, afirma Xavier. 

O sistema foi desenvolvido pela Seção de Soluções Corporativas (SEDESC) do Eleitoral baiano, a partir de uma solicitação da Secretaria Especial da Presidência (SEP) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). O desenvolvimento da plataforma contou com a participação da Ouvidoria do TRE-BA.

CC

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