EJE/BA lança 10ª edição da Revista Populus

Apresentação foi realizada pelo diretor da Escola Judiciária, Ávio Mozar de Novaes, durante sessão virtual da Corte Eleitoral baiana, na tarde desta segunda (21/6)

Revista Populus 10ª edição

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) lançou, na tarde desta segunda-feira (21/6), o 10º número da Revista Populus. A publicação foi apresentada, durante sessão virtual da Corte Eleitoral, pelo diretor da EJE, desembargador eleitoral Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, que, na ocasião, destacou os desafios impostos ao periódico e o caráter histórico da edição, marcada por estudos de doutrinadores estrangeiros.

“Nesta histórica edição, a Revista Populus nos brinda com estudos de doutrinadores estrangeiros sobre temas relevantes para a atualidade política, a exemplo da democracia digital, em artigo apresentado pelo professor italiano Giovanni di Cosimo; a crise de representatividade dos partidos políticos, a partir de uma análise da história partidária italiana, realizada pelo professor milanês Claudio Martinelli; e uma reflexão sobre a crise democrática, com o professor de diversas universidades italianas e ex-magistrado do Tribunal Constitucional Italiano, Sabino Cassese”, revelou o diretor.

O desembargador eleitoral parabenizou a equipe da EJE baiana e destacou que “a publicação de uma revista jurídica com qualidade editorial, que possa contribuir para debate público e acadêmico, não é uma tarefa fácil, muitos são os desafios impostos a um projeto como esse. Mas, a Revista Populus chega ao seu 10º número trazendo ao público importantes contribuições para formação de uma cultura política e eleitoral mais elevada, necessária ao processo de fortalecimento da democracia e das instituições políticas, superando com louvor os desafios impostos quando da sua concepção”, disse.

Outro destaque da edição, conforme revelou o desembargador eleitoral Ávio Mozar, é a homenagem ao Ministro Marco Aurélio de Mello. “No ano em que se comemora o “jubileu de prata” da urna eletrônica, a editoria de memória da Revista Populus reproduz artigos e entrevistas da época da implantação deste grande marco de consolidação da democracia brasileira, ressaltando e homenageando o protagonismo do Ministro Marco Aurélio de Mello, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que neste mês se despede, após mais de trinta anos, do exercício das suas funções judicantes junto ao Supremo Tribunal Federal. Tive a oportunidade de conversar com o ministro ao telefone e ele me disse que tinha o maior apreço pelo TRE da Bahia e que estava efetivamente com muita alegria por essa publicação”, contou.

O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, agradeceu a exposição e parabenizou pela publicação. “Vossa excelência brilhando a frente da Escola Judiciária Eleitoral concretizou este brilhante trabalho na realização do conteúdo e disponibilização da Revista Populus. O parabenizo, em meu nome e em nome da presidência desta instituição, e espero contar com essa parceria sempre que possível. Estendo os parabéns a todos aqueles que lhe assessoraram”, afirmou. Os demais membros da Corte Eleitoral do TRE-BA acompanharam o presidente nas congratulações.

Confira a 10ª edição da Revista Populus

Últimas notícias postadas

Recentes