Saiba como tirar a primeira via do título eleitoral pela internet

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos e maiores de 70 anos

Imagem de um celular com a inscrição dentro: Título Net.
Pra Cego Ver: Imagem de um celular com o nome do aplicativo título net na tela do aparelho.

De acordo com a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, fica instituído o código eleitoral brasileiro, assim o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Assim, se você já possui idade para participar da vida política do país, confira o passo a passo para solicitar seu título eleitoral através da internet.

Para isso, basta abrir um requerimento acessando o sistema TítuloNet - por computador, tablet ou celular - e informar em qual estado você mora. Após isso, confira os documentos que serão necessários para realizar o seu requerimento. Em seguida, no campo referente ao Título de Eleitor, informe que não possui o documento e preencha os campos com seus dados pessoais (nome completo, e-mail, data de nascimento e nome do pai/mãe).

Além dessas informações, você precisará anexar, pelo menos, quatro fotos para comprovar sua identidade, uma selfie segurando o documento oficial de identificação, duas fotos do documento utilizado na selfie (frente e verso) e uma foto do comprovante de residência. Para homens com idade entre 18 e 45 anos, é necessário anexar o comprovante de quitação militar. Atente-se para a qualidade das imagens, elas devem ser totalmente legíveis para que a solicitação não seja negada pela Justiça Eleitoral.

Utilizando o número de protocolo gerado após a solicitação, você pode acompanhar o andamento do seu requerimento através da aba “Acompanhar Requerimento”. Lembre-se, basta realizar apenas uma solicitação. Abrir vários requerimentos pode atrasar o processo.

MF

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido