TRE-BA reformula site sobre enfrentamento à desinformação visando Eleições de 2022

Endereço virtual já está no ar com uma série de conteúdos multimídia apresentados em linguagem simples e direta; objetivo é favorecer cenário ético, democrático e transparente às Eleições Gerais

Enfrentamento à desinformação visando Eleições de 2022
Pra Cego Ver: Imagem ao fundo da urna eletrônica com a frase Programa de Enfrentamento à desinformação com foco nas eleições 2022.

Eleitores, políticos e partidos baianos ganharam novo endereço virtual com conteúdo multimídia sobre o enfrentamento à desinformação. Reformulado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), já está no ar novo site sobre o tema, com o objetivo de garantir que as Eleições Gerais de 2022 aconteçam em um cenário ético, democrático e transparente. 

Acesse o site de Enfrentamento à Desinformação 

De acordo com o presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA, Victor Xavier, a ideia é enfrentar boatos, notícias falsas, conteúdos descontextualizados, ou até maliciosos, difundindo informação de qualidade. “Estamos empenhados em prestar esse serviço ao eleitorado baiano, afinal de contas, o direito ao voto deve ser exercido de forma livre, sem interferências que induzam o eleitor ao erro. O fortalecimento da democracia é o nosso objetivo”, afirma Xavier. 

Com textos, fotos, vídeos e links para redes sociais, o site tem linguagem simples e direta e está dividido em seis seções. A primeira, conceitua a desinformação, observando que ela pode ser usada com a intenção de enganar o público ou compartilhada sem que as pessoas saibam que aquilo não é verdadeiro ou vindo de fonte confiável.  

Na seção “Fique atento”, o público terá acesso a uma série de cuidados necessários ao receber uma informação antes de repassá-la. É preciso refletir sobre os interesses por trás de todo texto, foto, vídeo ou áudio, desconfiar de linguagem alarmante e de informações organizadas em textos mal escritos e mal formatados. 

Também é fundamental verificar o mesmo conteúdo em outras fontes, conferir data e autor, suspeitar de mensagens enviadas por desconhecidos e não entrar em teorias da conspiração. Aquelas correntes enviadas por familiares em aplicativos de mensagem instantânea devem ser quebradas, assim como é importante não repassar piadas sem saber o contexto. 

Aos fatos 

O site do TRE-BA traz ainda uma seção de Checagem, destacando o projeto “Fato ou Boato”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma coalizão de checagem de fatos sobre o processo eleitoral no Brasil. Para confirmar o que é notícia e o que é inverdade nas publicações da imprensa, o site deixa os links do portal G1 e da Agência Lupa. 

Na seção “Conteúdo relevante”, em que destaca o que é necessário de ser compartilhado. Esta seção traz um artigo mostrando que todo eleitor deve saber que espalhar fake news pode responsabilizar quem o faz por crime contra a honra, além de entrevista com o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, na qual afirma que questionar a segurança da urna eletrônica é um pensamento retrógrado. 

Uma galeria de vídeos aborda temas como a história do voto no Brasil, a segurança do processo eleitoral, discursos de ódio no cenário político e um pronunciamento do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizando que o voto eletrônico pode ser verificado e auditado a qualquer tempo. 

Por fim, o público tem acesso ao link para a conta do TRE-BA no Twitter, rede social na qual a maior parte do debate político acontece atualmente. 

CB

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido