TRE-BA investe na infraestrutura tecnológica das zonas eleitorais

Projetos da STI renovam e ampliam o parque computacional do Eleitoral baiano, além de garantir conexões cinco vezes mais rápidas e disponibilizarem redes Wi-Fi em todos os cartórios do interior

Ilustração de computadores em rede

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou pregão para aquisição de computadores, notebooks e webcams, a fim de renovar seu parque computacional. Conforme a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), a maioria dos computadores adquiridos será utilizada para substituir equipamentos mais antigos nos cartórios eleitorais, bem como para ampliar o parque de algumas zonas beneficiadas pela portaria de ativos de TIC.

O normativo foi publicado na segunda-feira (22/11) e prevê a criação de um novo perfil de zona eleitoral, baseado na faixa de eleitorado, com a criação da STD5, recurso que passa a incluir as zonas entre 60 e 80 mil eleitores. Para essa faixa, o padrão é de cinco estações de trabalho e um notebook. A portaria também permite que as zonas com força de trabalho superior ao quantitativo padrão de equipamentos recebam computadores adicionais enquanto perdurar a situação. A portaria entrará em vigor em janeiro/2022. 

O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, afirma que a renovação do parque computacional das zonas eleitorais e a modernização na área de tecnologia reafirmam um compromisso da gestão. “Os projetos da STI vêm sendo gestados para permitir que nossos servidores tenham as melhores condições de trabalho, o que permite a continuidade na prestação de um serviço de excelência”. 

Neste ano de 2021, diversas unidades da STI tiveram um total de 163 computadores substituídos por equipamentos mais modernos, com Windows 10. No próximo dia 3 de dezembro, será realizado pregão para contratação de novos links de comunicação, com previsão de conexões cinco vezes mais rápidas que as atuais, assim como para a disponibilização de rede Wi-Fi em todos os cartórios eleitorais do interior do Estado.  

Últimas notícias postadas

Recentes