NAVE registra mais de 24 mil atendimentos em dois meses
O Chatbot Maia, no Telegram, responde pela maior parte dos atendimentos; maioria das solicitações está relacionada à resolução de pendências com a Justiça Eleitoral
Os dados do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) demonstram a importância da desburocratização dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para os eleitores. Desde que foi inaugurado, em 9 de agosto deste ano, a ferramenta registrou 24.024 atendimentos, sendo a maior parte de solicitações de regularização cadastral.
Do total de atendimentos, 7.832 foram realizados pela equipe do NAVE, sendo 2.756 por voz, 428 por chat e 77 por e-mail, somente no mês de agosto. Em setembro, foram realizados 4.026 atendimentos por voz, 453 por chat e 92 por e-mail. O eleitor pode acessar o NAVE através do site do TRE da Bahia (clique aqui).
Aqueles que não tiverem acesso à internet podem buscar o atendimento presencial. Para atender essas demandas, o NAVE conta com uma equipe formada por 20 atendentes (distribuídos em dois turnos de trabalho), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço é oferecido pelo telefone: (71) 3373-7000.
Chatbot Maia
Responsável pela maior parte dos atendimentos do NAVE, o Chatbot Maia funciona no site do Eleitoral baiano ou por meio do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram. No app, o serviço está disponível como @MaiaTREbot. Tanto pelo site quanto pelo Telegram, o eleitor pode contar com o auxílio da Maia para resolver diversas questões com a Justiça Eleitoral, como: transferência de domicílio eleitoral, consulta de local de votação, pagamento de multas, certidões eleitorais, entre outros.
Nos dois meses de funcionamento, apenas o Chatbot registrou um total de 16.192 atendimentos, sendo 7.518 em agosto e 8.674 apenas em setembro.
CM
Pra cego ver: Ilustração em 3D da robô Maia desenvolvida pelo TRE-BA, com o nome do NAVE - Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor