Eleitor pode utilizar PIX para pagamento de multas

Com auxílio da Maia @maiatrebot, atendente virtual do NAVE, cidadão pode quitar débitos eleitorais com facilidade, utilizando cartão de crédito ou PIX

Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) prestará suporte às zonas eleitorais da Bahia pa...

O pagamento via PIX revolucionou o sistema financeiro no país, e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), atento a esta mudança, adotou a modalidade para os pagamentos de multas eleitorais. A possibilidade de pagamento via PIX é decorrente da aderência do TRE da Bahia ao PagTesouro. 

De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, a modalidade de pagamento é mais uma facilidade que o Regional oferece ao eleitorado baiano. “O pagamento das multas com o PIX oferece comodidade ao eleitor que, de forma imediata, pode regularizar a sua situação cadastral com o TRE, através de nossos canais de atendimento”, declara. O atendimento para regularização da situação cadastral pode ser feito no Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), com o auxílio do Chatbot Maia, no Balcão Virtual, ou por telefone. “Está muito mais fácil para o eleitorado manter contato com a Justiça Eleitoral”, frisa o presidente do Eleitoral. 

Muitos atendimentos e muitas facilidades 

Desde que foi inaugurado, no dia 9 de agosto deste ano, até o dia 14 de setembro, o NAVE contabilizou 16.213 atendimentos. Do total, 11.123 foram realizados pelo Chatbot Maia. As outras 5.090 solicitações foram atendidas por telefone e e-mail. Os dados foram disponibilizados pela Seção de Atendimento ao Cliente (SEACLI), juntamente com a Seção de Manutenção Predial (SEMAP). Inicialmente, por se tratar de um projeto-piloto, o atendimento está disponível apenas para a capital e a Região Metropolitana de Salvador. Mas, em breve, a abrangência da plataforma será ampliada. O NAVE é formado por 20 pessoas, que atuam em dois turnos, das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, para atender a população. 

O NAVE foi criado para prestar suporte às zonas eleitorais no atendimento ao eleitorado baiano. O núcleo também auxilia advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço do órgão, oferecendo as seguintes funcionalidades para eleitores de Salvador e da Região Metropolitana: emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral, auxílio no preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA, consulta processual, fornecimento de dados cadastrais ao próprio eleitor e orientação sobre a utilização do aplicativo do e-Título. 

Adesão ao PagTesouro 

O TRE da Bahia foi o primeiro órgão do Judiciário a usar o PagTesouro para a quitação on-line de multas eleitorais. A plataforma digital foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pela Secretaria do Tesouro Nacional. Ela permite que o eleitor ou eleitora pague seus débitos sem precisar ir ao banco. 

Além das multas eleitorais, é possível quitar multas aplicadas nos contratos administrativos e as oriundas de processos judiciais, além da devolução de diárias e outras receitas da União. O serviço funciona diariamente, 24 horas, permitindo a quitação de valores devidos aos órgãos públicos federais por meio de cartão de crédito, Pix e Guia de Recolhimento da União Simples. 

CM

Últimas notícias postadas

Recentes