Recicle já Bahia

Implantação:

Projeto sócio-institucional implantado em 1999, em parceria com a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB.

Objetivos:

Coletar seletivamente e destinar a cooperativas credenciadas, observada escala de revezamento, os resíduos gerados por repartições públicas situadas em Salvador e região metropolitana.

Público-alvo:

Servidores públicos da Administração Estadual e Federal, bem como funcionários de empresas terceirizadas que, por meio da educação ambiental, são conduzidos à reflexão e à adoção de nova postura, voltada à preservação ambiental.
Outro grupo beneficiado é o de catadores de lixo vinculados a cooperativas, que recebem os materiais recicláveis segregados nas unidades da Administração Estadual e Federal de Salvador e respectiva Região Metropolitana, comercializando-os para sustento próprio e de seus familiares.

Impacto:

Segundo relatório de resultados do programa, ao longo de 2010, foram coletados, seletivamente, nas dependências dos órgãos participantes, cerca de 185.728 kg de resíduos sólidos recicláveis, compreendendo aproximadamente: 111.460 kg de papel branco; 43.812 kg de papel misto; 26.904 kg de papelão; 3.020 kg de plástico; 12 kg de vidro; 488 kg de ferro; e 32 kg de alumínio.

Resultados esperados:

Contribuir para a minimização dos impactos negativos gerados pelo descarte indevido de resíduos sólidos; concorrer para a ampliação da coleta seletiva em Salvador e respectiva Região Metropolitana; diminuir o volume de lixo descartado diariamente nos aterros sanitários dos municípios envolvidos; reduzir, a longo prazo, os custos com a coleta regular; gerar trabalho e renda para catadores de lixo vinculados a cooperativas; promover a mudança de hábitos e atitudes dos servidores públicos; estimular a reutilização de materiais, antes mesmo de seu descarte; e minimizar impactos ambientais decorrentes da utilização intensiva de recursos naturais pelas indústrias de transformação.

Pessoas atendidas:

Catadores de recicláveis vinculados às cooperativas credenciadas.

Parceiros do Projeto:

Superintendência de Construções Administrativas da Bahia - SUCAB

Órgãos públicos estaduais e federais de Salvador e região metropolitana.

Contatos:

Comissão Ambiental do TRE-BA - treambiental@tre-ba.gov.br - Tel. (71) 3373-7106/7362

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido